Acordeonista lacobrigense Tino Costa comemora 45º aniversário de atividade artística

O consagrado acordeonista lacobrigense Tino Costa iniciou nas Portelas, no sábado passado, a celebração do 45º ano de atividade artística. […]

O consagrado acordeonista lacobrigense Tino Costa iniciou nas Portelas, no sábado passado, a celebração do 45º ano de atividade artística. Até ao próximo ano estão já agendados vários concertos comemorativos para assinalar este importante marco da sua carreira.

Tino Costa foi a estrela que animou o encerramento das festas de verão do Grupo Popular das Portelas (GPP). O conhecido acordeonista está a comemorar os seus 45 anos de carreira artística, tendo já programada a realização de inúmeros concertos comemorativos até agosto de 2013.

Neste concerto, Tino Costa interpretou, a par de música popular portuguesa com arranjos próprios, temas originais seus que nos transportam para as praias de Lagos, para as suas aldeias e vilas, assim como para as suas tradições locais, contribuindo para animar os seus muitos fãs e conterrâneos que marcaram presença neste evento para desfrutar do momento artístico e dar um pezinho de dança.

Nesta ocasião, o acordeonista recordou os instrumentos que tocou ao longo da sua vida, desde o pequeno “fole” com que se iniciou aos 4 anos, o acordeão que aos 10 anos começou a tocar sob a orientação do Mestre Anatólio Falé (de que foi discípulo na aprendizagem da música e do instrumento), até ao instrumento eletrónico atual, que, orgulhosamente, afirma ser um dos mais sofisticados do mundo e com a capacidade de  reproduzir sons de mais de 400 instrumentos musicais.

Participaram na cerimónia com as suas famílias, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Pedro Cruz, e o presidente da Câmara  Júlio Barroso. Na sua breve alocução, o presidente da autarquia realçou a longevidade da carreira de Tino Costa e “o papel relevante deste artista e das suas atuações pelo país e pelo estrangeiro, ao vivo e na TV, na promoção da imagem de Lagos, das suas belezas e riquezas humanas, naturais, históricas e culturais”.

Razões, recorde-se, que justificaram a atribuição a este acordeonista, em outubro de 2008, de um Louvor Público Municipal com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, assim como a sua inclusão na representação de Lagos na Cerimónia de Geminação com a Cidade Velha/Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde.

 

Comentários

pub