«Recortes de Olhão» mostram a cultura da cidade ao longo de uma semana

Passeio de BTT com história, avós e netos no Museu, calcorrear praças e ruelas, ouvir fábulas no jardim da Biblioteca […]

Passeio de BTT com história, avós e netos no Museu, calcorrear praças e ruelas, ouvir fábulas no jardim da Biblioteca ou contos ao luar e passear no caíque Bom Sucesso são algumas das sugestões dos «Recortes de Olhão», a II Semana da Cultura que acontece entre 1 e 8 de setembro.

Esta iniciativa, organizada pelo Município através da Divisão de Cultura, «simboliza a despedida do verão e das férias, aproveitando a temperatura amena, tardes tranquilas, noites de lua cheia e a brisa suave com cheiro a mar», explica a autarquia.

As sugestões para conhecer e/ou (re)descobrir Olhão são variadas e para toda a família, numa terra de longa história e estórias de encantar.

Serão oito dias repletos de atividades e aventura, que começa logo no dia da apresentação da programação, com música e dança, que acontece no dia 1 de setembro, às 22h00, no Cais do Caíque Bom Sucesso, junto aos Mercados de Olhão.

O segundo dia da Semana Cultural incluirá desporto, com um passeio de BTT intitulado “Caminhos com História”. Tem início às 10h00 do dia 2, junto à Igreja Matriz de Moncarapacho. A inscrição nesta iniciativa é obrigatória (para efeitos de seguro) e deve ser feita no Museu da Cidade de Olhão, através do telefone 289700103 ou email: [email protected].

“Passeio com avós e netos” é o tema de dia 3 de setembro, a partir das 14h30, no Museu da Cidade. Um dos objetivos é a troca de memórias, entre as duas faixas etárias, ao longo do percurso proposto. A atividade culminará com a elaboração de puzzles dos vários brasões.

O Passeio Orientado, dia 4 de setembro, às 19h00, é outra proposta da Divisão de Cultura do Município, que organiza esta iniciativa cultural, e permite passear por praças, ruas e ruelas bem como diversos pontos de interesse ao longo do percurso.

Todas estas atividades são gratuitas mas carecem de inscrição prévia. A organização reserva-se o direito de anular a sua realização caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

“Fábulas contadas no jardim da Biblioteca”, destinado ao público infanto-juvenil, acontece no dia 5 de setembro, às 10h30 e 14h30 na Biblioteca Municipal. Fábulas e jogos tradicionais conjugam-se para proporcionarem momentos de leitura e brincadeira no jardim da Biblioteca Municipal.

“Genealogista por um dia” acontece às 14h00 de 5 de setembro, na Casa Patrão Joaquim Lopes e Rua Patrão Joaquim Lopes. A atividade iniciar-se-á com um breve esclarecimento de conceitos ligados à paleografia e diplomática e à temática da genealogia.

Os participantes deverão também vestir a pele de um genealogista e através dos Livros de Recenseamento da População, do concelho de Olhão, tentar encontrar algum familiar, começando assim a traçar a sua árvore genealógica.

A inscrição para esta atividade deve ser feita no Arquivo Histórico ou através do número 289 700 145 (das 13h00 às 19h00).

Na noite de 6 de setembro, “Contos ao Luar” chegam ao Auditório Municipal de Olhão a partir das 21h30. Será uma noite com contos tradicionais de Olhão, contados por Patrícia Amaral, com acompanhamento musical ao som do acordeão de Paulo Machado.

A entrada é livre, tal como em quase todos os outros eventos destes ‘Recortes de Olhão’.

“A praia do Olhão e a frente ribeirinha de oitocentos” é a iniciativa prevista para as 19h00 de 7 de Setembro no Parque Natural da Ria Formosa.

Ao por do sol, enquadrado pela Ria, Sandra Romba (investigadora de História da Arte) convida para uma conversa sobre “A praia do Olhão e a frente ribeirinha de oitocentos”, seguindo-se um “petisco” de cozinha tradicional (inscrição obrigatória, no valor de 10,00€ no Museu da Cidade). Este é o único evento pago.

Um passeio no Caíque Bom Sucesso é mais uma das propostas desta semana cultural, que acontece no sábado, dia 8 de setembro às 10h00. Será um passeio interpretativo a bordo, com uma abordagem histórico-cultural da Ria Formosa e, dessa forma, será possível procurar entender melhor a evolução do território de Olhão. A inscrição é gratuita mas obrigatória e deve ser feita no Museu da cidade de Olhão.

E “No sábado há estórias…”, às 16h00, na Biblioteca Municipal. Os livros são todos diferentes: uns alegres, outros tristes, outros assustadores. A história preferida da família será partilhada na biblioteca nesta tarde de emoções, para crianças dos 8 aos 12 anos, acompanhados pela família – irmãos, pais, avós.

Uma semana que se prevê em cheio, com muito para aprender e desfrutar em Olhão!

 

Conheça aqui todo o programa dos Recortes de Olhão.

 

 

Comentários

pub