Vila do Bispo é o Município do Ano 2017 da região do Algarve

Vila do Bispo é o «Município do Ano 2017» do Algarve, galardão atribuído ontem à noite, numa gala no Fundão, […]

Vila do Bispo é o «Município do Ano 2017» do Algarve, galardão atribuído ontem à noite, numa gala no Fundão, que culminou a edição deste ano dos prémios «Município do Ano Portugal».

Esta é a segunda vez que Vila do Bispo é premiado neste concurso, depois de ter sido vencedor nacional (e regional) da edição de 2015, com o “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres”.

A distinção atual premeia o projeto «Evocação das Operações do U35 em Sagres (1917-2017)», que se reporta à «investigação, valorização e usufruto científico, cívico e turístico do episódio ocorrido a 24 de abril de 1917 de afundamento, nas águas de Sagres, de três navios pelo submarino da Marinha Imperial Alemã U35».

Os destroços, passados 100 anos, já são Património Cultural Subaquático. O projeto «contextualizou o heróico envolvimento do navio patrulha da Marinha Portuguesa “Galgo” e permitiu reescrever a história da 1ª Guerra Mundial por provar que esta também se desenrolou em território nacional».

Em declarações ao Sul Informação, Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, manifestou a sua «satisfação» com mais este prémio. «Para nós é uma grande satisfação voltarmos a ganhar a nível regional, só é pena que não tenha sido também a nível nacional», gracejou o autarca. «O nosso projeto premiado é muito interessante e prova disso é a série de programas que a SIC há pouco dias transmitiu sobre estes afundamentos e este património», acrescentou.

«É ainda mais interessante, por ser um projeto desenvolvido pelos nossos técnicos em colaboração com os investigadores do Centro de Investigação Naval e a Escola Naval, tendo a Câmara de Vila do Bispo, com antecedência, protocolado com a Marinha o desenvolvimento do projeto, que passou pela investigação e culminou com o lançamento do livro e o descerramento da placa este ano, quando se comemoraram os 100 anos dos afundamentos feitos pelo submarino alemão na costa de Sagres», disse ainda Adelino Soares.

Por seu lado, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, considera que o projeto é «diferente e tem todo o mérito de um primeiro lugar».

«A candidatura de Vila do Bispo era historicamente simbólica, ao estar relacionada com um episódio naval da I Guerra Mundial ocorrido na costa portuguesa, neste caso em Sagres. Felicito desde já a autarquia pela conquista deste prémio», afirma Desidério Silva.

No galardão nacional, o município distinguido foi Guimarães, com o projeto «Pay-As-You-Throw no Centro Histórico». Trata-se de um projeto que incentiva a redução da deposição de resíduos urbanos e incentiva a reciclagem e a separação dos resíduos: quem mais separar resíduos e os depositar para reciclagem nos locais certos, mais vê a sua fatura diminuir. O projeto tem «um carácter diferenciador e singular, decorrente do facto de ser implementado num Centro Histórico, Património Cultural da Humanidade, com claras especificidades».

Vila do Bispo era um dos 35 finalistas do prémio «Município do Ano Portugal 2017», organizado pela plataforma «UM-Cidades» da Universidade do Minho.

Do Algarve, os outros finalistas eram Alcoutim, Portimão e Silves. Alcoutim optou por candidatar o “Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana”, enquanto Silves avançou com uma proposta que junta a dimensão ambiental e de proteção civil, o projeto “Reabilitação Ambiental da herdade de São Bom Homem”, local onde já foram plantadas árvores, como medida compensatória dos incêndios que assolaram este concelho, em 2016.

Também Portimão foi à final do concurso, com o projeto “Start Work II – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego”.

Apesar de o seu projeto não ter sido premiado, Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, já destacou a importância de o seu município ter sido um dos quatro finalistas. «É para nós uma imensa honra poder estar entre os Municípios nacionais com projetos que revelam excelência e saber fazer», disse a autarca.

A Câmara de Silves tem «como metodologia primordial de trabalho, o desenvolvimento de estratégias que permitam a realização de trabalho em rede, quer interna, quer externamente», explicou Rosa Palma, e este projeto «é precisamente emblemático desta filosofia».

O presidente da RTA, por seu lado, sublinhou que os quatro projetos finalistas das Câmaras algarvias «são de grande qualidade e revelam a capacidade de reinvenção do poder local algarvio».

O Concurso “Municípios do Ano Portugal 2017” foi instituído pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, e visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses.

 

Os vencedores de 2017 foram:

Distinção nacional
Município do Ano Portugal 2017 – Guimarães

Distinções regionais
Município do Ano Norte 2017 – Guimarães
Município do Ano Norte 2017 (menos de 20 mil habitantes – censos 2011) – Vila Nova de Cerveira
Município do Ano Centro 2017 – Figueira da Foz
Município do Ano Centro 2017 (menos de 20 mil habitantes – censos 2011) – Góis
Município do Ano Alentejo 2017​ – Ponte de Sor
Município do Ano Algarve 2017 – Vila do Bispo
Município do Ano Regiões Autónomas 2017 – Funchal
Município do Ano Área Metropolitana do Porto 2017 – Trofa
Município do Ano Área Metropolitana de Lisboa 2​017 – Sintra

 

Características dos Projetos Vencedores:

GUIMARÃES – Pay-As-You-Throw no Centro Histórico
Visando colmatar uma lacuna que é manifesta na gestão de resíduos urbanos em Portugal o projeto penaliza a produção de resíduos, incentiva a redução na fonte e o aumento da separação da fração reciclável. Com um carácter diferenciador e singular decorrentes do facto de ser implementado num Centro Histórico, Património Cultural da Humanidade, com claras especificidades.

VILA NOVA DE CERVEIRA – Agenda de Cooperação Transfronteiriça | Amizade Cerveira – Tomiño
Baseado na colaboração das potencialidades do recurso comum rio Minho, na preservação e promoção dos seus valores naturais, culturais e etnográficos e na partilha e otimização dos equipamentos e serviços públicos de utilização coletiva, dos recursos humanos e económicos num programa de cooperação virado ao futuro.

FIGUEIRA DA FOZ – Geoparticipa – Participação Pública na Revisão do PDM
Recorrendo às novas tecnologias de informação, o projeto desenvolveu uma aplicação WebSIG, para,no âmbito da Discussão Pública da Revisão do PDM, possibilitar uma participação interativa e informada dos munícipes e apresentarem as suas sugestões ou reclamações, interagindo em tempo real com os Serviços Municipais.

GÓIS – GÓISIM – Sim é para Todos
A nova rede municipal de transportes de Góis, faz parte do projeto SIM – Sistemas Integrados de Mobilidade. Resultou de um desafio lançado pela Autarquia à Transdev, que, em conjunto, desenvolveram uma solução integrada de mobilidade, que oferece toda a população do Município uma alternativa de transporte de grande qualidade, económica e fiável.

PONTE DE SOR – Aeródromo Municipal de Ponte de Sor
Uma infraestrutura criada para acolher atividades empresariais e de I&D transversais às indústrias de Aviação e Aeronáutica / Aeroespacial, num contexto de forte internacionalização. Dotado de hangares de última geração, um Campus Universitário, e um Centro Empresarial em pleno funcionamento, Ponte de Sor afirma-se no mundo como Pólo Aeronáutico Português.

VILA DO BISPO – Evocação das Operações do U 35 em Sagres (1917-2017)
O projeto reporta-se à investigação, valorização e usufruto científico, cívico e turístico do episódio ocorrido a 24 de abril de 1917 de afundamento, nas águas de Sagres, de três navios pelo submarino da Marinha Imperial Alemã U 35. Os destroços passaram a integrar o Património Cultural Subaquático da Humanidade (UNESCO). O projeto contextualizou o heróico envolvimento do navio patrulha da Marinha Portuguesa “Galgo” e permitiu reescrever a história da 1ª Guerra Mundial por provar que esta também se desenrolou em território nacional.

FUNCHAL – Funchal é Mais Turismo
Projeto integrado, baseado numa estratégia municipal, alinhada com a estratégia de âmbito superior. Dela decorre um plano de ação que se preocupa em elevar a qualidade do destino e, consequentemente, o grau de satisfação dos turistas.

TROFA – Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro
Os Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro são uma infraestrutura verde com características singulares. Com cerca de sete hectares, estão localizados em pleno centro urbano e englobam espaços para a prática desportiva, um amplo parque de estacionamento subterrâneo, a Loja Interativa de Turismo, um Bar/Restaurante, uma zona Lounge e de piqueniques, um Auditório e o Centro Comunitário Municipal.

SINTRA – Sintra Inclui – Um Concelho Inclusivo
Visa a criação de um modelo de transição para a vida adulta da pessoa com deficiência através da inclusão socioprofissional após a escola, envolvendo a rede comunitária constituída por entidades públicas e privadas da região.

Comentários

pub