Ponte pedonal ajudou a atrair milhares de pessoas ao Festival do Contrabando de Alcoutim

O mau tempo não impediu milhares de pessoas de visitar Alcoutim, entre os dias 24 e 26 de Março, para […]

O mau tempo não impediu milhares de pessoas de visitar Alcoutim, entre os dias 24 e 26 de Março, para participar no Festival do Contrabando. A ponte pedonal entre a vila algarvia e a sua vizinha espanhola de Sanlúcar de Guadiana foi o principal atrativo de uma iniciativa que também teve uma forte componente gastronómica, de animação e cultural.

Nos três dias de festival, houve «10 mil travessias, contabilizadas com a bilheteira da travessia, as passagens gratuitas dos munícipes e dos figurantes, e participantes na prova de Trail, demonstrando o impacto do evento e o potencial que oferece ao nosso território, mesmo com as contrariedades climatológicas que condicionaram o acesso à mesma na tarde de domingo», segundo a Câmara de Alcoutim.

No sábado, como o Sul Informação pôde verificar in loco, as ruas estiveram cheias de pessoas, um cenário pouco habitual em Alcoutim, para mais num dia em que o tempo estava instável e houve períodos em que a chuva caiu com alguma intensidade.

E mesmo na sexta-feira, apesar de ser dia da semana e da ponte só ter estado aberta entre as 17h00 e as 19h00, também se notou um movimento invulgar na vila raiana que acolheu o evento, com muita gente a fazer questão de aproveitar para ser dos primeiros a atravessar o rio na ponte pedonal.

Esta foi a primeira edição de um evento organizado pelos municípios de Alcoutim e Sanlúcar que se pretende que venha a ser «um evento âncora» na programação cultural e de animação de ambos os territórios do Baixo Guadiana.

«Avançámos este ano com a primeira edição, graças ao apoio que tivemos do 365 Algarve. Queremos continuar a elevar isto e criar aqui um evento âncora para a nossa sub-região, mas também num contexto regional», explicou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves.

«O que nós pretendemos é homenagear a história e os atores e protagonistas de uma época em que, dentro de um contexto que foi explicado nas Jornadas do Contrabando. Muitas pessoas foram obrigadas a enveredar por esta prática em tempos difíceis que opuseram a lei à sobrevivência», enquadrou o edil alcoutenejo.

O festival, reforçou a autarquia, «integra-se numa estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, assente na promoção do património natural, histórico, gastronómico e cultural».

«As vilas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana “vestiram-se” a rigor e proporcionaram aos muitos visitantes um variado cartaz de eventos culturais, onde se pode assistir a espetáculos de música, teatro, artes e ofícios tradicionais, arte circense, animação musical, onde personagens como os contrabandistas e guardas-fiscais passearam pelas ruas», descreveu a Câmara de Alcoutim.

Pelo meio, realizaram-se workshops de ofícios tradicionais, debateu-se o tema do fetsival nas Jornadas do Contrabando e decorreu uma prova desportiva, o Trail del Guadiana – Historias de Contrabando.

 

Veja as fotos do Festival do Contrabando:

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação e Câmara de Alcoutim

Comentários

pub