DiVaM regressa com música, cinema e primeira conversa sobre “Patrimónios (Des)confortáveis”

Programação da 10ª edição do DiVaM termina em Dezembro

Foto: Direção Regional de Cultura

Cinema, música, oficinas de conto, teatro, poesia e a primeira conversa sobre “Patrimónios (Des)confortáveis” marcam mais uma edição do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, cujo programa foi apresentado no passado sábado, 27 de Maio. 

“Patrimónios (des)confortáveis” foi o tema escolhido para esta 10.º edição, que conta com 13 projetos e atividades, entre Maio e Dezembro, nos três monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg): Ruínas Romanas de Milreu, Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.

«É uma temática muito atual e a abertura do Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres também apela a isso porque, por um lado, tem uma vertente em que mostra toda a expansão portuguesa, descobrimentos e evoluções de técnicas de navegação, mas, por outro lado, também tem uma parte da qual nós não nos orgulhamos, que está relacionada com a escravatura. O que acontece é que, muitas vezes, como não é confortável falar de certos assuntos, simplesmente não se fala, mas é preciso falar sobre isso», refere Adriana Nogueira, diretora regional de Cultura, ao Sul Informação. 

Deste modo, na Fortaleza de Sagres vai decorrer, no dia 17 de Novembro, às 15h00, a primeira conversa e debate sobre “Patrimónios (des)confortáveis”, que será dirigida pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, e que contará com a participação de pessoas que «vão questionar vários temas importantes e dar voz a assuntos que, durante muito tempo, não foram abordados», frisa Adriana Nogueira.

 

 

Da programação deste ano, a diretora regional da Cultura destaca ainda o filme A Fortaleza pertence-nos, que está a ser realizado por Ana Medeira e dá destaque aos pescadores das falésias da Fortaleza de Sagres, cuja estreia marcará o fim da programação do DiVaM, a 3 de Dezembro, às 16h00.

Para esta 10ª edição, está ainda previsto o ciclo de cinema “Libertar a memória”, que conta com sugestões de várias pessoas. Na primeira exibição, que decorreu a 27 de Maio, dia da apresentação do programa, foi apresentado o filme On Africa, de Skip Norman.

«O primeiro filme foi logo muito impactante e fala exatamente do facto de, em 1970, Portugal ainda ser um país colonialista. É importante relembrarmos esta realidade, porque nós já não somos assim, mas fomos, e é importante falar-se sobre isso, porque isto foi uma coisa que aconteceu e deixou muitas marcas em muitas pessoas», reforça a diretora regional de Cultura.

Além destes três projetos destacados, o programa conta com muitos mais, como a oficina de conto “NOVA Escola de Sagres”, no dia 12 de Outubro, às 10h00, os Dias d’As Virgens Negras, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, entre 17 e 27 de Junho, ou a performance “As Carpideiras”, no dia 17 de Junho, às 16h30, nas Ruínas Romanas de Milreu.

Tanto nas Ruínas, como na Ermida, a programação decorre essencialmente neste trimestre, devido às obras que lá começarão a ser realizadas no âmbito do PRR.

Este ano, o DiVaM conta com um investimento total de cerca de 55 mil euros.

Veja o programa completo aqui.

 

Fotos: Direção Regional de Cultura

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub