Documentário “Um Olhar Entre Redes” pode ser visto na Fortaleza de Sagres

Ana Medeira está a realizar o filme A Fortaleza pertence-nos, documentário sobre os pescadores das falésias da Fortaleza de Sagres

O documentário Um Olhar Entre Redes vai ser exibido no próximo domingo, dia 4 de Junho, às 15h00, no auditório da Fortaleza de Sagres, como forma de a Direção Regional de Cultura do Algarve comemorar o Dia do Pescador, que se assinalda hoje. A sessão conta com a presença da realizadora Ana Medeira.

Na sinopse salienta-se que «o documentário Um Olhar Entre Redes reflete o pensar e sentir dos pescadores de Armação de Pêra, uma vila costeira do Algarve. Esta comunidade piscatória que pratica até hoje artes de pesca tradicionais, e que deu origem à própria vila, está em risco de desaparecer nos próximos anos».

«O documentário reúne um leque de informação sobre história local, artes de pesca tradicionais e testemunhos sobre o presente e futuro da comunidade. Através deste documentário o espetador é convidado a entrar no mundo pitoresco, carregado de história local, identitário de um património humano que caracteriza esta vila turística do sul de Portugal», acrescenta a sinopse.

A DRCultAlg revela que Ana Medeira está a realizar o filme A Fortaleza pertence-nos, documentário onde os pescadores das falésias da Fortaleza de Sagres irão estar em destaque, que será apresentado neste mesmo monumento, no final do ano.

Estas atividades inserem-se na edição deste ano do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, que este ano tem como tema “Patrimónios (des)confortáveis”.

O programa cultural da DRCAlg para os monumentos sob a sua tutela inclui projetos de cinema, música, performances, arte circense, oficinas e conversas nos monumentos.

«O tema proposto permitiu trabalhar várias temáticas, desde logo as associadas às questões da (des)colonização patrimonial e as relacionadas com as identidades, segregação social, racismo e pós-memórias coloniais. Mas tantas outras questões serão abordadas, como as que se prendem com a importância da saúde mental nos dias de hoje, ou ainda as associadas ao bullying, violência, opressão e hierarquias de poder», salienta aquela Direção Regional.

O programa está disponível clicando aqui.

 

 



Comentários

pub