Portimão assinala Dia de Luta Contra a Discriminação Racial com leitura online de história infantil

A iniciativa, marcada para as 16h00, pode ser seguida através da Plataforma Zoom, de forma gratuita

A leitura online do livro infantil “As Cores da Cidade Cinzenta”, da autora Rita Garcia Fernandes, ilustrado por André Filipe, foi a forma escolhida pela Câmara de Portimão para assinalar, a 21 de Março, o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial.

A leitura será feita pela psicóloga clínica Tânia Paias, diretora do Portalbullying, sendo as crianças motivadas, no final da narrativa, para a descoberta de valores fundamentais de conduta e vida em sociedade.

Para o efeito, poderão usar lápis com tons cor de pele e colorir as páginas assinaladas, participando desta forma na conclusão do livro.

A iniciativa, marcada para as 16h00, pode ser seguida através da Plataforma Zoom e conta com as parcerias do CLAIM Portimão – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, ACM – Alto Comissariado para as Migrações e CICDR – Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

A participação é gratuita através do link http://bit.ly/3bBeMsW, e está aberta a todos os interessados.

 

Mensagem de igualdade 

O Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial foi criado pela ONU, de acordo com uma resolução aprovada em 1966 na sequência da chacina que teve lugar em Joanesburgo, a 21 de Março de 1960, e que ficou conhecida como “Massacre de Sharpeville”.

Naquele dia fatídico, 20 mil pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação, quando a polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

Desde que é celebrado, o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial visa transmitir uma mensagem de igualdade, no sentido da construção de um mundo mais justo.

 

 



 

Comentários

pub