Beer Talk em Portimão celebra espírito empreendedor dos mestres cervejeiros do Algarve

A Beta Talk Portimão, na sua edição especial de Outubro, convida mestres cervejeiros algarvios a partilharem os seus percursos empreendedores […]

Créditos: Depositphotos

A Beta Talk Portimão, na sua edição especial de Outubro, convida mestres cervejeiros algarvios a partilharem os seus percursos empreendedores e a história de como abraçaram a criação de marcas de cervejas artesanais no Algarve.

A “Beer Talk” acontecerá na próxima segunda-feira, dia 16 de Outubro, a partir das 19h00, no espaço do restaurante Faina, no Museu de Portimão, onde os participantes irão brindar às boas ideias com cerveja artesanal algarvia e abrir o apetite para a “Faina”.

Como é habitual na Beta Talk Portimão a participação é livre mas sujeita a inscrição prévia através de https://tinyurl.com/betatalkportimao-out2017.

Os convidados desta edição especial serão André Gonçalves, co-fundador da cerveja Marafada, produzida no Algoz (Silves), Ivânia Lourenço e Sebastião Afonso, o casal que fez nascer a cerveja Moura, de Tavira, Pedro Alves, co-fundador da cerveja Moça, de Faro, e ainda Tiago Caldeira, o mestre cervejeiro que criou a cerveja Abaladiça, de Loulé.

«Estaremos à conversa com mestres cervejeiros algarvios que mudaram o seu rumo profissional e decidiram apostar na nova tendência das cervejas artesanais, dando-lhes um cunho muito pessoal e regional», explica Salomé Cabrita, responsável pela organização da Beta Talk Portimão.

André Gonçalves, da «Marafada»

André Gonçalves é co-fundador da cerveja Marafada. Nasceu no Algarve e tem formação em Arquitetura Paisagista. Mas trabalhar num escritório 8 horas por dia seria impensável, pelo que sempre se imaginou como um pequeno produtor de algum produto especial, que promovesse o Algarve.

Por isso, produziu azeite, mas nunca o colocou no mercado, e fez também algumas experiências com agricultura bio.

Começou a provar cerveja artesanal em 2011, quando estudava em Lisboa, mas, nessa altura, nunca imaginou vir a produzir cerveja.

Com o passar do tempo, o seu gosto por cerveja artesanal foi aumentando, descobriu cada vez mais cervejas, até que, em 2013, começou a produzir cerveja para consumo próprio, sem pensar ainda na venda.

No entanto, no início de 2015, a “Marafada” começou a chegar aos primeiros clientes. Um projeto tornado realidade com apoio da Quinta dos Avós, em Algoz, que cedeu o espaço para a fábrica, bem como da sua família e do seu sócio Rubem Pires.

O conceito da Marafada é produzir com qualidade e querer estar ao lado das melhores artesanais do país. Depois da cerveja artesanal lançada em 2015, já há outras experiências bem sucedidas, como a cerveja de laranja da Marafada, do estilo Belga Witbier.

Ivânia Lourenço e Sebastião Afonso com a sua «Moura»

Ivânia Lourenço e Sebastião Afonso são o casal que fez nascer a cerveja Moura, em Tavira. Ivânia é técnica superior de análises clínicas e Sebastião Afonso tem formação e experiência de 27 anos na área da restauração.

A ideia de produzir uma cerveja única no mercado surgiu em 2013, com a descoberta de um curso de fabrico de cerveja no Porto, que os levou a procurar saber mais, a se instruírem e a procurar inspiração na cultura local.

Em 2014, surgia a Moura® “artesanal de alfarroba, cerveja de encantar”, fabricada em Tavira, de onde são naturais.
Um nome e ingredientes em tudo relacionados com a esta terra algarvia: um ingrediente típico, trazido pelos mouros e a história da Moura Encantada de Tavira.

Depois do sucesso alcançado com esta primeira cerveja, criaram uma outra cerveja inovadora, sem nunca abandonarem o amor que os liga aos produtos da região – a Sabra que, na sua génese, tem um fruto pouco conhecido, o figo de pita.

Atualmente, a produção é toda consumida localmente e nalguns pontos do Algarve, mas faz parte dos planos de Sebastião e Ivânia reforçar a sua distribuição, não só na região, como no resto do país, e, quem sabe, tentar a internacionalização.

Pedro Alves e a sua cerveja «Moça»

Pedro Alves é co-fundador da cerveja Moça, de Faro. Veio de Celorico de Basto para o Algarve para estudar Engenharia Mecânica na UAlg e acabou por se apaixonar pela região.

Começou por trabalhar na área da climatização e das energias renováveis por conta de outrém e depois no seu próprio negócio.

A crise na construção levou-o a procurar alternativas e a restauração e o turismo, de que era apenas apreciador, passaram a ser novas áreas de investimento.

Apostou em Faro e no Porto, mas rapidamente percebeu que negócios à distância não funcionavam.

A paixão pela região levou-o também a uma grande paixão por uma algarvia com quem havia de partilhar a sua nova aposta – a criação do restaurante/pastelaria/mercearia Vila Adentro.

Aproveitando a localização e potencialidade do espaço na zona histórica de Faro, e entusiasmado com o que o havia visto em Lisboa e na Alemanha, decidiu apostar numa cerveja artesanal.

Colaborar na organização do primeiro “beer fest” de Faro foi o passo seguinte, dando a conhecer diversas marcas de cervejas.

A partir daí, e aproveitando os recursos do Portugal 2020, a ligação histórica à cidade e o gosto pelo negócio da cerveja artesanal, criaram a Moça – uma cerveja leve, fresca, com ingredientes algarvios e com uma produção modular que lhes permite adaptar-se à procura. Um sucesso, com várias moças a aguardar autorização para nascer em breve…

Tiago Caldeira e a sua «Abaladiça»

Tiago Caldeira é o mestre cervejeiro que criou a cerveja Abaladiça. Foi em Lisboa, a sua cidade natal, que cresceu, estudou e completou uma licenciatura em Filosofia.

Acabado o curso, seguiram-se uns tempos de indecisão em que foi barman, dj, day trader (transacionando títulos nos mercados americanos), antes de começar uma carreira como redator publicitário.

A crise, que levou a que fosse dispensado, e o amor por uma louletana, trouxeram-no para o Algarve.

Já no sul de Portugal, ensaiou a entrada no mundo da culinária, interrompida por uma viagem a Amesterdão, que o inspirou a lançar-se na produção de cerveja caseira.

Um par de anos e umas quantas experiências depois, decidiu fazer da cerveja profissão. Em 2016, fez um estágio na cervejeira Refsvindinge, na Dinamarca, e, em Julho passado, lançou a Abaladiça. Agora trabalha para consolidar a sua marca e o gosto dos algarvios pela cerveja artesanal.

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde, exceto quando o 16 é a um domingo, realizando-se na segunda-feira seguinte), a Beta Talk de Portimão tornou-se, desde Julho de 2012, num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo num ambiente informal e descontraído, contactos e a partilha de experiências.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

São ainda parceiros a Universidade do Algarve, através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a rádio universitária RUA FM, a APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, o GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing, e a Inesting, além da página Algarve Emprego, em termos da divulgação.

Comentários

pub