Associação cultural P.O.I.S! vai dar cor ao piso da Rota Acessível de Portimão

O Município protocolou com a associação o apoio de 111.431,85 euros

A associação cultural P.O.I.S! – Palco das Ondas Invisíveis Studio vai dar cor aos troços a intervencionar no âmbito da requalificação do piso da Rota Acessível, em Portimão.

Para tal, o Município protocolou com a associação o apoio de 111.431,85 euros, a disponibilizar de forma faseada e ao longo dessa intervenção artística, que visa «alegrar o centro histórico da cidade, tornando-o mais atrativo para residentes, comerciantes e turistas».

A próxima reabilitação visual abrange 12 troços – 11 dos quais recorrendo preferencialmente a artistas locais através de candidaturas em formato ‘open call’/concurso de ideias, que já estão a decorrer – e terá a duração aproximada de nove meses, dando continuidade à pintura dos 150 metros da Rota Acessível que servem a Rua Direita, pintada desde Junho do ano passado.

Sob o lema “Juntos, vamos tornar Portimão a cidade mais fixe do mundo!”, essa primeira intervenção nasceu da visão coletiva de arquitetos, artistas, comerciantes e jovens portimonenses e esteve a cargo da francesa Charlotte Mohns, conhecida no meio artístico por Caïros, e que nesta segunda fase será responsável pelo 12.º troço previsto.

 

 

Inspiradas no conceito da “acupuntura urbana”, estas intervenções visuais de pequena escala, empreendidas pela sociedade civil, «têm como objetivo redesenhar uma cidade mais atrativa e humanizada, promovendo em simultâneo a mobilidade sustentável, particularmente os modos suaves», explica a autarquia.

Inaugurada em 2010, a Rota Acessível de Portimão foi, de acordo com o Município, «pioneira a nível nacional e uma
das primeiras na Europa, resultando da aposta municipal ao nível da inclusão social, com a eliminação das barreiras arquitetónicas existentes no centro administrativo da cidade.

Com um percurso contínuo superior a cinco quilómetros, desobstruído e devidamente sinalizado, a rota envolveu na ocasião um investimento autárquico de cerca de 300 mil euros, permitindo aos frequentadores chegar facilmente aos pontos principais de Portimão (serviços públicos, pontos turísticos e zona comercial), com a ajuda de sinalética apropriada.

 



Comentários

pub