Silves levou Pedra do Valado à COP28

A área marinha com cerca de 156 quilómetros quadrados abrange a costa de Albufeira, Lagoa e Silves

Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, e Manuel Prudêncio, presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, estiveram presentes na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28), a decorrer no Dubai, onde divulgaram o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.

Nesta sessão, também participou o ministro do Ambiente, que defendeu a necessidade de um consenso para que o processo possa ser replicado noutras zonas do país.

Duarte Cordeiro considerou mesmo ser «importante ter toda a gente no mesmo barco para manter compromissos para o futuro e poder replicar este processo».

Numa nota enviada à imprensa, a Câmara de Silves realçou o facto de o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve ter feito parte da COP28.

Rosa Palma congratulou-se com a criação desta área marinha protegida, com o seu coração na Baía de Armação de Pêra.

«É uma experiência inovadora e diferenciadora que faz com que haja uma integração das pessoas», disse.

A área marinha com cerca de 156 quilómetros quadrados, que abrange a costa de Silves, Albufeira e Lagoa, visa a salvaguarda da biodiversidade e dos valores naturais existentes, bem como a valorização da comunidade de pesca local..

O evento ficou ainda marcado, pelas declarações do enviado especial das Nações Unidas para os Oceanos Peter Thompson, que exigiu um maior protagonismo para os Oceanos, apelando para que as COP tenham os Oceanos no centro das discussões da agenda climática.

Marcaram presença ainda o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Nuno Banza e representantes do Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve e da Fundação Oceano Azul.

 



Comentários

pub