Não construirás: Ministro fecha a porta a empreendimento na Lagoa dos Salgados

Duarte Cordeiro aconselha o promotor do megaempreendimento a procurar um acordo

Duarte Cordeiro não vê «como será possível» o avanço do megaempreendimento turístico projetado para a Lagos dos Salgados, perto da Praia Grande, em Silves, mesmo após a decisão do Supremo Tribunal Administrativo, que reconheceu a conformidade ambiental do projeto, por deferimento tácito.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática avisou mesmo que «bom senso seria que, independentemente desta ação [judicial], o promotor procurasse um acordo».

À margem da inauguração do novo parque fotovoltaico da Galp, em Alcoutim, na sexta-feira, o  membro do Governo lembrou que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas identificou «valores naturais, que são raros, naquele local», pelo que «não vemos como é possível o projeto ir em frente». «É muito difícil que isso aconteça», reforçou.

Isto mesmo tendo em conta que, na sequência da decisão do tribunal, a empresa promotora do projeto turístico ter agora argumentos fortes para exigir direitos de construção naquele local rico em biodiversidade.

Na prática, o Supremo Tribunal Administrativo considerou que o projeto obteve Declaração de Conformidade Ambiental (DECAPE) favorável por deferimento tácito, porque a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve não respondeu em tempo útil a um pedido de avaliação feito pelo promotor do megaempreendimento, a Finalgarve, uma empresa do grupo Millenium/BCP, em Setembro de 2017.

A decisão do STA foi tomada já depois da intenção de criar a Reserva Natural da Lagoa dos Salgados estar numa fase muito avançada, de tal modo que a proposta de criação desta área protegida até já foi submetida a discussão pública.

No entanto, logo nessa altura, o Millenium/BCP ameaçou que iria pedir uma indemnização milionária, caso a Reserva Natural avançasse, por acreditar que o tribunal lhe iria dar razão e reconhecer como válida a declaração de conformidade ambiental favorável, como acabou por acontecer.

«Nós estamos disponíveis para participar, no sentido de procurar um outro local para [o promotor] fazer o seu projeto. (…) É preciso tentar gerar um equilíbrio entre aquilo que são os interesses privados e aquilo que são os interesses naturais», considerou Duarte Cordeiro.

A alternativa a um acordo serão, muito provavelmente, anos ou mesmo décadas de batalhas judiciais, em que o Estado terá do seu lado o forte argumento de ali existir biodiversidade de elevado interesse, nomeadamente a Linaria algarviana, uma espécie protegida de interesse comunitário, bem como outros valores naturais protegidos por legislação europeia.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub