Igreja de S. Paulo mostra “Chaminés Encantadas”

A mostra tem alguns dos trabalhos de Avantino Moreira

Uma exposição que mostra a riqueza das chaminés tradicionais algarvias, está patente ao público na Igreja de S. Paulo, em Tavira.

A mostra, que se chama “Chaminés Encantadas”, tem alguns dos trabalhos de Avantino Moreira, fotógrafo amador que se apaixonou por este elemento arquitetónico tradicional da região.

A sua relação com este tema começa em 1976, altura em que é «convidado para trabalhar em Portimão» e parte «para esta região onde nunca tinha estado, serpenteando as curvas do Barranco do Velho», recorda, lembrando que se vai «dando conta das imensas diferenças existentes entre Lisboa, o Alentejo e o Algarve».

Avantino recorda, com emoção, que os seus «olhos viraram-se para o alto, em busca das misteriosas, altaneiras e belas chaminés algarvias». Imediatamente as considerou especiais: «eram lindas, de aspeto e formato variados, umas mais rendilhadas que outras, de enormes proporções algumas e muito mais humildes as restantes, mas todas elas querendo parecer-se aos minaretes das mesquitas dos países muçulmanos».

A mostra, organizada pela ARTgilão Tavira, pode ser vista no coro alto da Igreja de S. Paulo, localizada no centro de Tavira.

 



Comentários

pub