No Ameixial, antes de caminhar, fala-se em investimento na biodiversidade

Missão NATUREZA 22 associa-se ao Festival de Caminhadas do Ameixial

A biodiversidade e o financiamento da conservação da Natureza vão estar em destaque numa sessão que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) vai dinamizar na aldeia do Ameixial, no dia 28 de Abril, no âmbito do Festival de Caminhadas que vai decorrer a partir desse dia e até 30 de Abril nesta freguesia do interior de Loulé.

A sessão que decorrerá no Ameixial terá como tema “Inovar no Investimento em Biodiversidade», que é o Objetivo 7 da Missão NATUREZA 22, programa no âmbito do qual a iniciativa se realiza.

Mais do que uma sessão de apresentação, esta será uma oportunidade para os participantes de se envolver diretamente nesta temática, através de uma reunião participativa e colaborativa, que irá ser dinamizada pela NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA).

A sessão contará ainda com as intervenções de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, de Nuno Banza, presidente do ICNF, e de João Rui Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), como keynote speaker.

Em cima da mesa estarão as fontes de financiamento da conservação da natureza, que, segundo o ICNF, são essencialmente três.

Além do financiamento público e do mecenato, este último uma «parte praticamente marginal do financiamento de conservação», a conservação é financiada pela economia, «que tem efeitos positivos sobre a conservação e é responsável pela larga maioria dos recursos que geram biodiversidade».

Eliminar bloqueios e resolver «a falha de mercado que impede a remuneração de serviços de interesse coletivo, como a produção de biodiversidade e a gestão de valores naturais», são dois dos objetivos da sessão, diz o ICNF.

As inscrições na sessão devem ser feitas aqui.

 

A associação ao Festival de Caminhadas do Ameixial à Missão Natureza 22, que visou, ao longo do Ano Património Natural Português, celebrado em 2022, envolver a sociedade em geral na valorização do território e na conservação da natureza, acaba por ser um reconhecimento do contributo do festival para este objetivo.

Além de dar a conhecer um território desertificado, através de uma atividade que se realiza em harmonia com os valores naturais, o Walking Festival Ameixial (WFA) traz retorno financeiro e animação à aldeia que lhe dá nome e a localidades circundantes.

Em 2023 não será diferente, como o Sul Informação já deu conta.

Além das tradicionais caminhadas, algumas delas novas, a edição deste ano do festival conta com uma zona de Glamping, onde se pode acampar com conforto, em tendas de grande dimensões e «super confortáveis», mas também com nova intervenção no palheiro de Corte d’Ouro.

As inscrições no festival e as reservas de refeições são feitas online, mas muitas das atividades estão já esgotadas. O programa completo pode ser consultado aqui.

O Walking Festival Ameixial é uma iniciativa da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER), organizado pela Proactivetur e o Projecto ESTELA e tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Região de Turismo do Algarve, da Junta de Freguesia de Ameixial e do Grupo Desportivo Ameixalense, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, APA-Agência Portuguesa do Ambiente, Sul Informação, Museu Municipal de Loulé, Ana Aeroportos, Visacar e Decathlon, inserindo-se na dinâmica territorial do aspirante Geoparque Algarvensis.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub