No Ameixial, depois das caminhadas, acampa-se em tendas «super confortáveis»

Walking Festival Ameixial celebra o 10º aniversário em 2023

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Caminhar, comer bem, dançar e acampar em tendas de glamping «super confortáveis». É esta a proposta do Festival de Caminhadas do Ameixial, que decorre entre os dias 28 e 30 de Abril e terá «muitas novidades», como João Ministro revelou em primeira mão ao Sul Informação.

Segundo o empresário algarvio, fundador da ProActiveTur, que organiza este evento da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER) em parceria com o Projecto Estela, a disponibilização de novas soluções de alojamento é a grande novidade da edição deste ano, cujas inscrições abrem na quarta-feira, dia 1 de Março.

«Temos uma parceria com uma empresa de glamping, a Domo Camp Portugal, e vamos ter lá tendas super confortáveis, para garantir oferta de alojamento, para quem quiser ficar lá a dormir no Ameixial», a aldeia do interior do concelho de Loulé que acolhe e dá nome ao evento, revelou João Ministro.

A empresa vai disponibilizar «tendas com glamour e muito conforto durante os dias do festival», onde não faltarão camas com colchões “a sério” nem eletricidade, que terão de ser previamente reservadas.

O acampamento será erguido «num terreno da Junta de Freguesia, junto ao lar de idosos, onde era o antigo Parque de Campismo rural, que tem acesso a balneários».

«Nós já garantimos algumas para a organização e conseguimos fechar com eles um preço relativamente simpático», disse o empresário. As reservas já podem ser feitas através do site da Domo Camp Portugal.

Outra aposta que a organização do também conhecido como Walking Festival do Ameixial (WFA) vai fazer é «na parte internacional. Temos, finalmente, o site todo em inglês e resolvemos uma das falhas que ainda tínhamos. Temos, inclusivamente, um grupo de 40 luxemburgueses que nos contactaram e que estarão cá no festival, além de outro grupo vindo dos Países Baixos. E isso são os que nos contactaram».

 

WFA 2022 – Foto: Charles Pauwels

 

Mas as novidades do «primeiro festival de caminhadas em Portugal», que celebra 10 anos em 2023, não ficam por aqui.

«Vamos ter mais animação. Normalmente, só havia animação no sábado e, este ano, haverá também à sexta-feira», revelou João Ministro.

Por outro lado, serão propostos «percursos novos. Uma das novidades que temos este ano é uma caminhada longa, de Alte ao Ameixial, à volta de 40 quilómetros ou mais».

Ao nível gastronómico, continuará a parceria com a Casa do Povo e com o Café Central, bem como com uma carrinha de comida vegan, como no ano passado.

De resto, quer for até ao Ameixial caminhar pode contar com os já habituais bailes, workshops e palestras, que fazem sempre parte do programa do WFA, «om destaque para a nova aplicação da Via Algarviana ou a parceria da In Loco com a WWF em torno de “Green Jobs”».

O Geoparque Algarvensis irá promover atividades para famílias e o Projecto Estela «continuará a divulgar a misteriosa escrita do Sudoeste, elemento singular deste território que desde inicio este festival adotou como sua marca identitária».

 

João Ministro

 

A edição de 2023 do Festival de Caminhadas do Ameixial também será marcada por uma forte interação com a comunidade local.

«Vamos voltar a recuperar o palheiro da Corte d’Ouro, como já tínhamos feito há alguns anos. O senhor Manuel pediu-nos novamente ajuda, e nós vamos realizar um workshop aberto a todos quantos quiserem participar, para recuperar o telhado feito em palha de centeio do palheiro», revelou o coorganizador do evento.

Do programa, faz ainda parte «uma ação com o historiador Luís Palma, que é dali e foi quem escreveu a monografia do Ameixial. Ele vai fazer uma atividade especial, que inclui uma palestra e uma caminhada».

Quanto ao objetivo do festival, é do de sempre: «promover o interior algarvio, seus valores naturais e culturais, numa abordagem de responsabilidade e sustentabilidade, e provar que esta região não está esquecida e nem resignada a abandono», segundo a QRER.

«Os valores do património material e imaterial, a biodiversidade, atividade humana e sua relação ancestral com a paisagem, são elementos enraizados na missão deste festival que desde o início procura ajudar a divulgar e a salvaguardar. As caminhadas são, neste caso, o motivo e o argumento para essa estratégia, e são muitas as que têm sido realizadas ao longos destes anos e aquelas que vão ocorrer em 2023», acrescenta a cooperativa.

O programa está em fase final de elaboração e «aguarda ainda outras novidades que a devido tempo serão reveladas».

O Walking Festival Ameixial é uma iniciativa da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER), organizado pela Proactivetur e o Projecto Estela e tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Região de Turismo do Algarve, da Junta de Freguesia de Ameixial e do Grupo Desportivo Ameixalense.

Em 2023 o Festival de Caminhadas de Ameixial conta ainda com parcerias com o ICNF, APA, Decathlon, Sul Informação, Museu Municipal de Loulé e insere-se novamente na dinâmica territorial do aspirante Geoparque Algarvensis.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub