De Rui Veloso a The Gift: este é o programa de Passagem de Ano dos Municípios Algarvios

Rui Veloso, The Gift, HMB ou Toy são alguns dos artistas convidados

Concertos, bailes, muitos fogos de artifício e animação: assim será a noite de Passagem de Ano para 2023 em vários concelhos do Algarve.

De Albufeira a Vila Real de Santo António, passando por algumas freguesias, reunimos os programas dos quais poderá desfrutar, de forma gratuita.

 

Albufeira 

 

Rui Veloso, um show de paraquedistas e um espetáculo piromusical aquático são as sugestões de mais uma Carpe Nox, a festa de passagem de ano de Albufeira: um conceito que se estreou em 2019 e que levou à zona da Praia dos Pescadores «cerca de 180 mil pessoas» na passagem desse ano para 2020, mas que teve de ser suspenso nos últimos dois anos, devido à pandemia.

Além do programa do réveillon, a festa de fim de ano de Albufeira contará com o já tradicional Paderne Medieval (que decorre até dia 1 de Janeiro, inclusive), com o festival de humor Solrir, e com a transmissão em direto de Paderne do programa Somos Portugal, da TVI, com passagens na baixa de Albufeira, no dia 31 de Dezembro.

Na noite de 31, o programa inclui um concerto de Rui Veloso, a partir das 22h00. O concerto terá cerca de duas horas e contará com Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, como convidado.

Mais tarde, após os espetáculos pirotécnicos, será o DJ Guga, residente na Antena 3, a continuar a animar a noite.

Também na Freguesia de Olhos de Água, haverá festa com arranque marcado para as 22h00 de 31 de Dezembro. Ao palco montado na Praia de Olhos de Água, subirá o Duo Improviso, numa atuação que se prolongará até à 1h00. Pelo meio, às 00h00, o público poderá assistir a um espetáculo de fogo de artifício lançado também a partir da praia.

Às 22h30, há espetáculo de malabarismo com fogo da artista Ana Sofia Brito.

No local, há ainda comes e bebes providenciados pelo Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos de Água, que aí terá uma barraquinha.

 

Alcoutim 

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Em Alcoutim, as festas estão de volta ao Cais, com baile, fogo de artifício e um concerto que promete animação até de madrugada.

O programa deste ano inclui baile com Valter Reis, a partir das 21h30, fogo de artifício, às 00h00, e animação com o Grupo Musical Quarta Série, a partir das 00h10.

 

Faro

 

A Doca de Faro é o ponto de encontro para passar a o ano na capital algarvia. Como é habitual, às 00h00 voltará a ser lançado o fogo de artificio. Nessa noite, a animação será feita pelo cantor Toy, das 23h00 às 1h00, seguindo-se o DJ Wilson Honrado no palco.

 

Lagoa

 

No concelho de Lagoa, a grande festa de final de ano dá-se na Praia do Carvoeiro.

Música e fogo de artificio é o que pode esperar quem decidir passar o ano em  Carvoeiro, no Largo da Praia.

A música começa às 22h00, com o concerto dos 5Ex Band. À meia-noite, há o habitual espetáculo pirotécnico, que terá a duração de cerca de 10 minutos, e dará as boas-vindas a 2023. A festa continua com o DJ Alexandre Ramos, até às 2h00.

 

Lagos

 

Em Lagos, são os The Gift que vão dar música à Praça do Infante.

A banda portuguesa vai atuar ainda antes das 12 badaladas e, após o fogo de artifício, as primeiras horas do novo ano serão ao som do DJ Lighthouse.

 

Loulé

 

No concelho de Loulé, a grande festa de Passagem de Ano dá-se em Quarteira, desta vez nos Passeio das Dunas e não na Praça do Mar, com um concerto dos Expensive Soul.

Nessa noite, o recinto abrirá às 21h30 com música ambiente e, às 22h30, será a vez do grupo de Leça da Palmeira, os Expensive Soul, subirem ao palco. Além do espetáculo piromusical, haverá, a partir das 00h15, a atuação do DJ Christian F.

Apesar de este ser o ponto alto, as festividades começam antes.

No dia 30, véspera do réveillon, sobe ao palco o artista local Marc Noah, seguindo-se outro projeto nacional, Hybrid Theory The Linkin Park Tribute.

 

Monchique

 

Em Monchique, o “Lavrar o Mar” traz um programa diferente para a passagem de ano. O novo circo, organizado desde 2016, exceto nos anos de pandemia, volta à serra algarvia.

O espetáculo, que está em exibição entre os dias 26 de Dezembro e 1 de Janeiro, decorre no Heliporto, tem a duração de 75 minutos e começa às 21h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui e custam 10 euros. Mas terá de ficar em lista de espera…porque os bilhetes já estão esgotados para todos os espetáculos.

Mas a festa não fica por aqui. Depois dos espetáculos de circo, no heliporto, o Lavrar o Mar oferece um concerto e uma festa de fim de ano, com entrada livre a partir das 22h30. Haverá comida e bebidas à venda, mas as passas e o champanhe são oferecidas.

 

Olhão 

 

No concelho de Olhão, a Fuzeta continua a organizar a tradicional festa com música, fogo de artifício e o Banho do Ano Novo.

A partir das 22h00, no palco situado na Zona Ribeirinha, terá início um baile abrilhantado pelo duo “Tons de Baile”, que antecede a atuação do DJ Miguel Simões, animador e locutor radiofónico, com passagens pela Rádio Comercial e pela M80, que animará a festa até de madrugada.

E, como já é tradição, no dia 1 de Janeiro – com início às 10h30 – a Praia dos Tesos volta a acolher o 1º Banho do Ano Novo, sendo esperada a presença de cerca de 100 pessoas.

 

Portimão

 

Em Portimão, a entrada em 2023 acontece ao som de Piruka, Matias Damásio e tributo aos Queen, com um programa que decorre entre 29 e 31 de Dezembro, sempre a partir das 22h00, na zona ribeirinha da cidade.

O programa arrancou na noite de 29 de Dezembro, com o espetáculo de Piruka. Ontem, 30 de Dezembro, foi a vez de Matias Damásio subir a palco e no dia 31 a passagem de ano será festejada até à 1h00, ao som do dj Noise Tribe e da banda Mercury Falls, com um tributo aos Queen.

À meia noite, há o tradicional fogo de artifício, com pontos de lançamento desde as zonas ribeirinhas de Portimão e de Alvor e na Praia da Rocha, junto ao Miradouro.

Os concertos têm acesso livre e são suportados pelos promotores dos festivais de verão Rolling Loud, Afro Nation e Secret Project, no âmbito da parceria estabelecida com a autarquia de Portimão.

A partir das 22h00 de 31 de Dezembro, também haverá muita animação na zona ribeirinha de Alvor a cargo do DJ Cabeça, igualmente com acesso livre.

Além destas iniciativas, está a decorrer até 6 de Janeiro o “Portimão, um Sonho de Natal”. Há ainda a exposição dos trabalhos vencedores da 22.ª Corrida Fotográfica de Portimão e a mostra de fotografias “Planeta em Fúria”, com imagens de Bruno Gonçalves.

 

Silves 

 

Em Silves, a festa faz-se na Freguesia de Armação de Pêra, onde a carismática banda algarvia Iris volta a subir ao palco da Praia dos Pescadores

A primeira parte do seu concerto está prevista para as 23h00. Às 00h00, as boas-vindas a 2023 serão dadas com um espetáculo pirotécnico que iluminará a baía de Armação de Pêra durante cerca de 15 minutos.

Já em 2023, os Iris continuarão em palco até às 1h00, seguindo-se a atuação do DJ “Deejay G3”, até às 3h00. A animação prossegue depois nos estabelecimentos de vida noturna da vila de Armação de Pêra.

 

Tavira

 

Em Tavira, os HMB são o destaque dos festejos de Passagem de Ano. O grupo liderado por Héber Marques, atua, na Praça da República, a partir das 00h10.

Antes disso, quem escolher passar o ano nesta cidade algarvia poderá dançar ao som de Rita Fox Band, a partir das 22h30, e até à hora do fogo de artifício, que é lançado às 00h00.

Após a atuação dos HMB, é o DJ Di Angello quem continua a animar a noite.

 

Vila Real de Santo António

 

No concelho de Vila Real de Santo António, quem decidir passar em Monte Gordo vai entrar em 2023 com Revenge of the 90’s e fogo de artifício.

A partir das 23h00, e pela madrugada fora, a animação fica aos comandos da Revenge, com as presenças de Batatinha & Companhia e Melão.

Além de Monte Gordo, a última noite do ano será também assinalada em Vila Real de Santo António, na Praça Marquês de Pombal, entre as 22h00 e as 3h00, com os ritmos de «Cookie Monsters» e as batidas do «DJ Jonny V». À meia-noite há também fogo de artifício lançado a partir do edifício da Câmara Municipal.

Também Vila Nova de Cacela dá as boas vindas a 2023, no Largo Manuel Cabanas. As celebrações terão lugar no dia 1 de Janeiro com o tradicional Cantar das Janeiras, a partir das 15h00. A tarde prossegue com «Déjà vu Band» e um lançamento de fogo de artifício, às 19h00.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub