“Leve, Leia, Devolva”: já há minibibliotecas espalhadas pelo concelho de Loulé

Um projeto da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen de Loulé

“Livros Livres – Leve, Leia, Devolva” é o nome do projeto da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen de Loulé que leva a leitura a mais locais do concelho, de forma descentralizada, gratuita e original.

Para implementar esta iniciativa foram distribuídas por vários locais as minibibliotecas, concebidas pela arquiteta Leni Farenza, uma das artistas que integra o Loulé Design Lab.

A iniciativa tem como principal objetivo «estimular o gosto pela leitura», aproximar a Biblioteca Municipal da comunidade e desenvolver a
cidadania, «acreditando que a população não irá vandalizar as estruturas e irá devolver os livros após as leituras», refere a autarquia em nota.

Os leitores interessados poderão levar livros sem data de devolução e, caso queiram, poderão deixar livros em substituição, de forma a criar uma rede de troca de livros.

Assim, nas minibibliotecas poderão ainda ser encontrados livros para diversos públicos, desde o adulto ao infantil, em diversas línguas e de diversas tipologias, sendo a ficção a temática privilegiada.

As minibibliotecas estão já na Avenida José da Costa Mealha (próximo do Cineteatro) e Largo de São Francisco, em Loulé, Rua do Ameixial, no Ameixial, Rua do Rossio, na Tôr,  Pátio da Dª Antónia, em Benafim, Rua Vasco da Gama, em Quarteira, Jardim das Comunidades, em Almancil e Rua Dr. João Batista Ramos Faísca, em Boliqueime.



Comentários

pub