CDU retira confiança política a Álvaro Leal e fala em atitude «inaceitável» do vereador de VRSA

Eleitores de VRSA «não deixarão de fazer o seu próprio juízo» sobre esta atitude, defende a CDU

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

A CDU retirou a confiança política a Álvaro Leal, vereador em Vila Real de Santo António, eleito por esta força, mas que foi contra a orientação partidária e aceitou, na semana passada, um cargo de vereador com pelouros na Câmara Municipal liderada pelo PS. 

Em comunicado, a CDU fala numa atitude «inaceitável de usurpação dos votos e do mandato» que esta coligação de esquerda (PCP + PEV) obteve.

A aceitação de Álvaro Leal de um cargo como vereador permanente «deixa, na prática, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sem vereador que represente a CDU, contrariando a vontade expressa pelos eleitores», acrescenta.

Esta rutura, defende a CDU, «não deixa outra alternativa que não seja a retirada da confiança política ao vereador eleito».

«A CDU não é um projeto individual, nem um instrumento ao serviço de interesses pessoais. É um amplo projeto coletivo que tem obra, percurso e história em Vila Real de Santo António», lê-se ainda neste comunicado que não poupa nas críticas a Álvaro Leal.

«A não existência de um vereador na Câmara Municipal torna mais difícil, mas não impede a sua intervenção. A CDU prosseguirá a sua luta pela concretização do programa eleitoral apresentado aos eleitores, desenvolvendo a sua ação quer no quadro da Assembleia Municipal, quer no das Assembleias de Freguesia, bem como, nos bairros, nas ruas e lugares, junto dos trabalhadores do município e do conjunto da população», acrescenta.

No entender da CDU, os eleitores de VRSA «não deixarão de fazer o seu próprio juízo» sobre esta atitude do cabeça de lista à Câmara Municipal.

Nas últimas Autárquicas, Álvaro Araújo (PS) venceu as Eleições, mas sem maioria absoluta, elegendo três vereadores – os mesmos que o PSD.

A CDU elegeu um – Álvaro Leal – e a decisão de aceitar um cargo permanente no executivo foi a chave que deu maioria absoluta ao PS na autarquia.

Depois de contrariar a orientação partidária, Álvaro Leal disse que aceitou a vereação permanente por ser a «opção mais responsável», confessando que foi a «decisão mais difícil» da sua vida.

 



Comentários

pub