Comunista Álvaro Leal não vai aceitar pelouros na Câmara de Vila Real de Santo António

CDU terá «uma atitude construtiva», mas atuará «num quadro de total independência e autonomia»

Álvaro Leal (CDU) não vai aceitar pelouros como vereador para a Câmara de Vila Real de Santo António, acaba de anunciar o PCP. A esperança do presidente Álvaro Araújo (PS) caiu por terra e os socialistas terão de liderar a autarquia sem maioria absoluta. 

Em comunicado, o PCP garante que a CDU terá «uma atitude construtiva», mas atuará «num quadro de total independência e autonomia».

Esta força política explica que apoiará «tudo quanto de positivo seja proposto, combatendo tudo o que de negativo venha a surgir e tomando a iniciativa de apresentar propostas e soluções para o concelho».

Certo é que esta decisão «não envolve a assunção de pelouros por parte do vereador da CDU no executivo municipal, decisão essa que foi tomada e transmitida ao PS no passado dia 15 de Outubro».

Horas antes desta posição pública dos comunistas, o Sul Informação falou com Álvaro Araújo (PS) que se mostrava confiante em conseguir um acordo com a CDU.

É que o PS venceu as Eleições Autárquicas, mas não conquistou maioria absoluta. Os socialistas têm três vereadores, os mesmos que o PSD.

A CDU, que já liderou, por duas vezes, a Câmara de Vila Real de Santo António, também elegeu um vereador e podia ser a chave para desbloquear a governabilidade da autarquia.

Em relação à votação para a Assembleia Municipal, em que o PS, apesar de não ter tido maioria, conseguiu eleger a sua lista para a mesa, a CDU explica que respeitou «os resultados eleitorais, permitindo que a força política mais votada – o PS – na Assembleia Municipal e nas juntas de freguesia, formasse, respetivamente, as mesas e executivos destes órgãos».

O Sul Informação já tentou contactar Álvaro Araújo, mas sem sucesso.

 

 



Comentários

pub