Ana Paula Martins quer «transformar Tavira na cidade referência do Sotavento algarvio»

José Manuel Guerreiro é o novo presidente da Assembleia Municipal de Tavira

Ana Paula Martins a discursar na cerimónia – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

«Deseja-se uma continuidade, principalmente dos últimos dois anos, com uma visão adaptada à nova realidade» tendo na sua essência «as pessoas em primeiro lugar» mas também o desejo de querer «transformar Tavira na cidade de referência do Sotavento algarvio».

As palavras são de Ana Paula Martins, que tomou posse ao final da tarde desta quinta-feira, 14 de Outubro, como presidente da Câmara de Tavira, numa cerimónia marcada pela ausência de Macário Correia, que, apesar de ter sido o mais votado para a Assembleia Municipal, anunciou, após as eleições, que não iria assumir o seu lugar.

Ana Paula Martins afirmou que, «ser a primeira mulher presidente desta autarquia, é para mim um orgulho e uma honra sem comparação», acrescentando que «um toque feminino será bom para esta cidade».

A nova presidente da Câmara subiu ao palco de sorriso no rosto, na cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos até 2025, que teve lugar no Pavilhão Eduardo Mansinho, com a tomada de posse do novo executivo e de todos os membros da Assembleia Municipal.

No novo executivo, «há uma diferença de ator principal», neste caso a própria Ana Paula Martins, que foi eleita diretamente pela primeira vez, mas também uma mudança «quer nos vereadores com pelouros, quer nos da oposição», afirmou a autarca aos jornalistas, à margem da cerimónia.

A edil quer «preparar Tavira para o futuro», que «se quer com mais igualdade de oportunidades para todos, mais emprego e saúde», tendo definidas «várias prioridades» e estando já com projetos em curso, como é o caso «da habitação social do concelho, o Parque Verde do Séqua ou a requalificação de algumas das artérias da cidade, cujos projetos estão em elaboração».

«A resolução do problema da habitação no concelho será uma das nossas prioridades. Por isso, será necessário concretizar a Estratégia Local de Habitação, para a qual já temos financiamento aprovado, sem nos esquecermos de reabilitar os fogos já existentes».

Quanto à saúde, a autarca salientou que «é outro pilar essencial» e que trabalhará para «a ampliação do Centro de Saúde de Tavira, para permitir acomodar mais doentes e prestar mais cuidados de saúde primários à população», mas também para «o regresso do serviço de atendimento permanente».

A cultura, o desporto e a Dieta Mediterrânica serão igualmente apostas, num quadriénio no qual a edil quer cumprir o programa a que se propôs durante a campanha eleitoral, que diz ser «exequível».

A terminar o seu discurso, Ana Paula Martins garantiu «ser ambiciosa», de tal modo que vai «transformar Tavira na cidade de referência do Sotavento algarvio».

 

Cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos para o próximo quadriénio – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Na Câmara, o PS, além de Ana Paula Martins, elegeu mais três vereadores: Eurico da Palma, Sónia Pires e Narciso Barradas. Os outros três vereadores, Dinis Faísca, Luís Beato e Maria Inês Faleiro, foram eleitos pelo PSD. O executivo para o próximo quadriénio foi assim totalmente renovado.

Já na Assembleia Municipal, os socialistas têm 10 eleitos, a que se juntam mais cinco presidentes de Junta, ou seja, 15 em 27 membros deste órgão. O PSD tem 11 elementos, 10 eleitos diretamente e um presidente de Junta. O Chega tem também um deputado municipal.

Depois de todos tomarem posse, seguiu-se a eleição do presidente da Assembleia Municipal.

A social democrata Muriel Dias foi a primeira mulher a presidir a uma Assembleia Municipal em Tavira, ainda que por pouco tempo, depois da cerimónia ter ficado marcada pela ausência de Macário Correia, cabeça de lista do PSD e cabeça de lista mais votado para este órgão autárquico.

Só que, por causa das inerências dos presidentes da Juntas de Freguesia, quem acabou por ter maioria na Assembleia foi o PS. E assim, José Manuel Guerreiro, com a mesma gravata que usou quando foi eleito vereador da oposição em 2005 (quando Macário Correia foi eleito presidente da Câmara), foi agora eleito presidente da Assembleia Municipal, com 15 votos dos 27 membros da AM.

Para a mesa da AM, foram ainda eleitas a socialista Margarida Flores, como 1ª secretária, com 14 votos, e a social democrata Muriel Dias, como 2ª secretária, com 24 dos 27 votos, tendo existido nesta última votação um voto em branco.

 

José Manuel Guerreiro, novo presidente da Assembleia Municipal de  Tavira – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Tomadas todas as decisões, José Manuel Guerreiro afirmou que vai «ouvir todos os tavirenses, para trabalhar e executar as propostas que forem viáveis», envolvendo os experientes nesta matéria, mas também os jovens que entram pela primeira vez neste órgão: «iremos trabalhar juntos, dando vida e voz àquilo que é a Assembleia, a Casa da Democracia».

José Manuel Guerreiro referiu ainda que «sou o presidente, mas também poderia não o ser» e lançou críticas à oposição, mais precisamente a Macário Correia, dizendo que, «se [eu] não tomasse posse, estaria a dececionar todas aquelas pessoas que acreditaram em mim. Acho que, quando nos metemos nesta coisa da política, devemos honrar os nossos compromissos e eles começam quando entregamos as listas no Tribunal».

O novo presidente da Assembleia Municipal agradeceu ainda ao seu antecessor, José Baía, e, em tom de brincadeira à margem da cerimónia, afirmou que «não serei tão bom», mas que se irá «esforçar e fazer os possíveis para que também deixe uma marca quando acabar este mandato ou outros que possam vir a seguir».

Nos seus discursos, tanto Ana Paula Martins, como José Manuel Guerreiro, concluíram dizendo «querer dar o seu melhor por Tavira e pelos tavirenses».

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 



Comentários

pub