A diferença entre aves e pássaros

Por entre quintas, hortas e floresta, em direção ao mar, continua a saga d’O Caminhante

T1 E5 – Aljezur>Odeceixe

O menu para hoje incluía 19,5 km, duração aproximada de 6 horas, fácil e sem grandes desníveis… Exceto ao sair de Aljezur, com uma subida de 100 metros no primeiro quilómetro. Apesar de tudo fez-se bem, foi sempre à sombra e ainda estávamos frescos.

Hoje éramos só três, pois a bióloga marinha foi, literalmente, a banhos, com a obrigação de nos apanhar em Odeceixe.

Lembram-se das melancias dos episódios anteriores? A última foi comida à beira de uns pinheiros, antes de chegar ao Rogil, e soube muito bem porque já estava a fazer calor.

Chegados ao Rogil, com uma paragem técnica para cafezinho e pastel de nata, continuamos entre quintas, hortas e floresta, com vários tipos de piso, numa paisagem mais humanizada. Isso não impediu o nosso biólogo residente de contabilizar vários tipos de pica-pau, gralhas, gaios, garças e uma águia-de-asa-redonda, além de vários passarinhos. Já agora, ficam a saber a diferença entre aves e pássaros: aves é tudo o que tem penas e os pássaros são as aves mais pequenas.

Por cortesia do nosso biólogo, também vimos dois tipos de cobra: um, era um cabo de eletricidade meio enterrado no chão, e a outra, de Carnaval, amarela e vermelha, estava a assustar os transeuntes numa árvore.

A grande polémica de hoje era o número de quilómetros feitos ou por fazer. Entre as placas indicativas, o GPS, o mapa e as apps, as discussões andavam à volta das centenas de metros!

Outra coisa que nos continua a surpreender é a quantidade de caminhantes com que nos cruzamos. Hoje rondaram a trintena, em grupo, em duo ou a solo.

Como no início houve uma subida e quando se sobe temos que descer (e vice-versa), ao chegarmos ao moinho de Odeceixe, descer as escadinhas até ao centro da povoação colocou os nossos joelhos à prova.

Resumindo, o percurso foi bastante mais agradável do que o de ontem, mas, sem dúvida nenhuma, a maior dificuldade de hoje foi o calor: o sol de Outubro no Algarve não é para brincadeiras.

Nota: o apoio ao comércio local foi ir petiscar e beber uns gins, na Esplanada do Mar, com uma vista soberba para a praia de Odeceixe (e não, não fomos para lá a pé).

Leia também sobre os outros episódios da travessia da Rota Vicentina d’O Caminhante:

T1 E1 – Cabo de S. Vicente>Vila do Bispo 

T1 E2 – Vila do Bispo>Carrapateira

T1 E3 – Carrapateira>Arrifana

T1 E4 – Arrifana>Aljezur

 

 

Comentários

pub