Candidatura “Um novo Portimão”, liderada por Rui André, organizou Cãominhada em Alvor

Preocupação não é «apenas em época de eleições», garante o candidato, recordando o trabalho feito em Monchique

A candidatura «Um novo Portimão», liderada pelo social-democrata Rui André, organizou esta manhã, dia 23, uma «Cãominhada», em Alvor.

A causa animal e os direitos e bem estar dos animais sempre foram preocupações de Rui André enquanto autarca. «Prova disso são os reconhecimentos que recebeu por parte de várias entidades, do Governo e até de partidos que não o seu, como o PAN», salienta a sua candidatura. Destaca-se também o prémio atribuído pela ordem dos veterinários pela implementação do programa “Animal Seguro”.

Esta preocupação não é «apenas em época de eleições», tendo dado azo a iniciativas de promoção do bem-estar animal, tais como a esterilização de animais errantes, campanha CED, construção de abrigos para animais, programa “Animal Seguro”, «entre outras medidas que fazem do município, até agora gerido por Rui André, uma referência a este nível».

Também na Assembleia Municipal de Portimão, «a agora candidata a deputada municipal por esta coligação, Cristina Velha, tem vindo a apresentar um vasto conjunto de propostas, muitas delas usadas agora por outras candidaturas, numa tentativa clara de granjear os votos através de uma causa que nunca foi sua».

O programa político da candidatura “Um novo Portimão” visa sobretudo, e «numa estratégia integradora, a criação de uma cidade mais preparada e adaptada para receber os animais de estimação. Uma cidade inclusiva onde os animais merecem uma particular atenção – A atenção que lhes é devida numa visão integrada e equilibrada e que promova o bem-estar e respeito entre todos».

Hoje, no decurso da Cãominhada em Alvor, foram discutidas e aprofundadas as propostas da candidatura “Um Novo Portimão”, que diz ter como principal objetivo «afirmar Portimão como concelho amigo dos animais».

Do seu programa fazem parte as seguintes medidas:

– Criação de parques adaptados para passear os animais e com equipamentos de treino/lazer;
– Promoção da adoção responsável, com oferta de esterilização, registo, vacinas e microchip;
– Controlo eficaz dos reprodutores e apoio aos cuidadores/tutores;
– Desenvolver no comércio e restauração e outros serviços o conceito “amigo dos animais” (pet-friendly), possibilitando o surgimento de espaços dedicados e/ou que aceitem animais;
– Acesso a serviços e transportes públicos com animais;
– Criação de uma zona de praia para utilização por tutores com animais de estimação;
– Capacitação de meios técnicos e humanos dos Bombeiros com equipamentos específicos para resgate animal;
– Serviço 24/24 para denúncia ou informação de abandono ou maus tratos de animais;
– Criação da figura do Provedor do Animal no município;
– Redução e/ou acesso gratuito para tutores com menor poder económico;
– Criação de uma rede de colectores para recolha de comida seca para animais em articulação com associações de apoio animal e voluntárias da causa animal;
– Criação de condições condignas para manutenção das colónias de gatos com estruturas/abrigos adaptados.
– Promoção do Voluntariado e criação de uma rede de articulação com as Associações de proteção animal do concelho, dotando-as de melhores condições logísticas e financeiras para desenvolverem as suas atividades;
– Parceria com Associações e Comunidade para campanhas de esterilização e controlo de colónias de animais errantes;

 



Comentários

pub