Jornalistas da RTP em Faro vencem Prémio Fernando de Sousa

Este prémio é promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal

Duarte Baltazar e João Junça, jornalistas da delegação de Faro da RTP, venceram o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, cujos vencedores foram anunciados esta quinta-feira, 10 de Dezembro, numa cerimónia online.

A reportagem de Duarte Baltazar e João Junça chama-se “O Despertar da Ilha”, foi emitida no programa “Linha da Frente” da RTP” e ganhou o prémio na categoria nacional. A peça conta a história da ilha da Culatra que, desde 2019, é uma das seis comunidades insulares selecionadas pelo Secretariado para a Energia Limpa nas Ilhas da UE para se transformar em comunidade-piloto de energias renováveis até 2030.

O parecer do júri realça a «excelente forma» como está escrita a reportagem e sua «ligação, explícita e genuína, a um tema europeu por várias frentes, sem ser institucional ou fatigante».

«Consegue tornar interessante a dimensão local tornando assim, também, a UE interessante para o público uma vez que este se consegue identificar. É um tema original e dá voz a uma comunidade, e isso é cada vez menos visível no jornalismo. A reportagem está muito bem construída, muito completa, e de forma humana, debruça-se num problema muitíssimo importante e prioridade europeia -a sustentabilidade-, traduzindo-a na vida real», acrescenta.

Na categoria regional, para a qual estava nomeado o Sul Informação, com a reportagem “Em Alte, foram os jovens a fazer campanha pela Europa”, da autoria de Pedro Lemos, houve dois vencedores.

 

 

Os trabalhos premiados foram “Jovens voluntários além-fronteiras”, de Cristiana Alves (Diário de Leiria) e “Voluntários trocam grandes centros urbanos pela preservação do ambiente em Vila Pouca de Aguiar”, da autoria de Filipe Ribeiro e Daniel Parente (Notícias de Aguiar).

Por fim, na categoria “Estudante”, a vencedora foi Mariana Teófilo da Cruz (Universidade Nova de Lisboa/REC-Repórteres em Construção), com a reportagem “Cinco Escolhidos, Cinco Esquecidos”.

Este prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.

Serve ainda para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus.

 

Vencedores:

Estudante:

Cinco Escolhidos, Cinco Esquecidos, Autoria: Mariana Teófilo da Cruz (Universidade Nova de Lisboa) / REC-Repórteres em Construção

Regional:

«Jovens voluntários além-fronteiras» – Autoria: Cristiana Alves / Diário de Leiria

«Voluntários trocam grandes centros urbanos pela preservação do ambiente em Vila Pouca de Aguiar» – Autoria: Filipe Ribeiro e Daniela Parente / Notícias de Aguiar

Nacional:

«Linha da Frente: o despertar da ilha» – Autoria: Duarte Baltazar e João Junça / RTP

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub