Idoso do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lagos morre vítima de Covid-19

Surto que atingiu dois utentes do lar está «controlado»

Um idoso de 84 anos, utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, é a mais recente vítima mortal da Covid-19 no Algarve. Este óbito foi contabilizado pela DGS este domingo.

Segundo apurou o Sul Informação junto de fonte da Autoridade de Saúde Regional, este homem estava internado no Hospital de Portimão.

Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, adiantou ao Sul Informação que este era um de dois idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lagos que contraíram a Covid-19.

«Este é um surto que surgiu há cerca de três semanas e que, atualmente, está controlado. Teve origem num snack-bar e, numa primeira fase, uma das funcionárias do lar, que frequentava esse espaço, ficou infetada. Depois, surgiram os dois casos entre os utentes», explicou o autarca.

No que diz respeito ao idoso que faleceu, Hugo Pereira revelou que «inicialmente estava bem, mas o seu estado agravou-se nos últimos dias e acabou por ser internado».

Segundo dados fornecidos ao nosso jornal pela Autoridade de Saúde Regional, este surto é responsável, no total, por 24 casos positivos para Covid-19, sete nos quais no lar, entre funcionários e utentes.

Na sua página de Facebook, a Santa Casa da Misericórdia de Lagos tinha recordado, a 20 de Novembro, que a sua equipa «com mais de 350 valorosos elementos» foi já testada «de forma preventiva diversas vezes, em alguns casos, já são 5 os testes de rotina realizados (ao abrigo do Protocolo de Rastreios COVID-19 aos Recursos Humanos das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas com número de utentes superior a 50, os trabalhadores do Lar Rainha D. Leonor, do Lar José Filipe Fialho e das Residências Maria Francisca Fialho, encontram-se a ser testados de 3 em 3 semanas, desde o dia 11 de outubro de 2020)».

No princípio da semana passada, foi feita a testagem «de todos os utentes do Lar Rainha D. Leonor, Lar José Filipe Fialho e Residências Maria Francisca Fialho, bem como a todos os trabalhadores que diariamente prestam serviços no Lar Rainha D. Leonor».

Esses testes detetaram «6 casos positivos de infeção por COVID-19 no Lar Rainha D. Leonor, nomeadamente: 2 utentes e 4 trabalhadores (destes trabalhadores, 2 não prestam cuidados diretos aos utentes)», acrescentava o comunicado da Misericórdia de Lagos.

«Todos os restantes utentes e trabalhadores da Instituição testados tiveram resultado negativo (216 utentes e 96 trabalhadores)».

Na sequência das análises, «todos os trabalhadores com contacto próximo suspeito com casos positivos foram prontamente colocados em isolamento profilático, independentemente de terem realizado teste e obtido resultado negativo», acrescentava ainda a nota assinada pelo provedor.

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo do Sul Informação.

 

Clique aqui para ver o mapa interativo ampliado

 

O mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

 



Comentários

pub