Covid-19 não parou investimentos anunciados para os hospitais do Algarve

O investimento em curso ascenderá aos 2,8 milhões de euros

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Uma sala que foi adaptada para acolher o novo equipamento de TAC do Hospital de Faro e uma nova central de esterilização nesta unidade hospitalar são duas das obras que foram concluídas durante a pandemia de Covid-19 no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunto e da Saúde, esteve hoje, segunda-feira, no Hospital de Faro para assinalar a chegada de 30 novos ventiladores invasivos e aproveitou para dar conta que «todos os investimentos que estavam previstos antes desta pandemia não pararam».

«Importa dizer que eu, há cerca de quatro meses, estive aqui para sinalizar o arranque de uma obra para instalação de um TAC. Ela é já uma realidade, estamos nas últimas afinações para o TAC entrar em operação», disse a governante.

Durante a pandemia também foi feita uma intervenção na central de esterilização, «uma obra de 120 mil euros muito importante para dar resposta à operação de todo o centro hospitalar» e que vai permitir «reforçar a capacidade de resposta em ciclos diários».

Também vai arrancar esta semana a obra da cardiologia, uma intervenção de mais de meio milhão de euros, que será muito importante para a contínua requalificação do CHUA.

Estas obras fazem parte de um plano de 2,8 milhões, anunciado no início de Março por Jamila Madeira. Na altura, a secretária de Estado algarvia falou em «investimentos críticos para dar uma resposta cada vez mais capacitante» aos hospitais.

Não parámos tudo aquilo que tínhamos previsto, seja em termos de atividade urgente – apesar da programada ter recuado –, seja ao nível de investimento, ainda que a um ritmo mais lento.

«Tudo foi feito e continuamos a fazer tudo para melhorar o Serviço Nacional de Saúde e para continuar a dar resposta aos portugueses com um SNS forte e que lhes sirva em situações normais, do dia-a-dia, mas também em contextos tão especiais como este da pandemia», rematou Jamila Madeira.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub