Hospitais do Algarve recebem 30 ventiladores para reforçar resposta nos Cuidados Intensivos

20 ventiladores ficam em Faro, os outros dez vão para Portimão

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu 30 ventiladores mecânicos invasivos, que irão reforçar a capacidade instalada de camas de Cuidados Intensivos, que são, atualmente, 29, nos hospitais algarvios.

Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunta e da Saúde, esteve esta segunda-feira no Hospital de Faro assinalar «a entrega de mais 30 ventiladores mecânicos invasivos, para reforçar essa capacidade, que vêm acrescer aos 30 que foram doadas pelos municípios do Algarve ao CHUA».

20 destes ventiladores vão ficar no Hospital de Faro e as outras dez vão para o Hospital de Portimão, revelou a membro do Governo.

Estes equipamentos chegaram da China e fazem parte do conjunto de 952 ventiladores que vieram deste país «em 14 voos fretados pelo Ministério da Saúde».

«Até ao momento, e comparando com Dezembro de 2019, nós podemos dizer que já duplicámos a capacidade instalada em camas ventiladas», salientou Jamila Madeira.

Com o investimento já feito  e o que ainda se irá fazer, Portugal deverá «chegar a Dezembro de 2020 com uma capacidade instalada, em média, de 9,4 camas com ventilação, de UCI, por cem mil habitantes».

«Desta forma, aproximamo-nos muito substancialmente da média europeia e vamos tentar atingir esse objetivo no fim de 2021», acrescentou.

 

 

Jamila Madeira salienta que, «independentemente de termos estado sempre muito aquém da capacidade instalada em termos de utilização, usámos todo o potencial para reforçar e trabalhar com os profissionais para dar uma boa resposta».

«Para além disso é importante sublinhar que o reforço de recursos humanos tem acontecido ao longo de toda a pandemia, mas também no âmbito do orçamento suplementar e foi sinalizado no âmbito do plano de reforço de Verão, com um aumento da capacidade de enfermagem e de médicos, que aguardam a disponibilidade destes profissionais para vir agora para o Algarve», disse, ainda, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

A governante afirmou, ainda, que a visita que hoje fez ao CHUA «significa um reconhecimento pelo trabalho que aqui tem sido feito, no CHUA e na região, relativamente à operação pandemia de Covid-19».

«Sim, enfrentámos uma pandemia. Sim, enfrentámo-la bem. Sim, enfrentámo-la com esforço, mérito e empenho de todos os profissionais de saúde e de um conselho de administração particularmente empenhado», disse.

«A mensagem que queremos continuar a transmitir é que o Algarve é uma região segura. Podem continuar a visitar-nos e podem continuar a contar com um SNS reforçado, particularmente forte, e em que todos os investimentos que estavam previstos antes desta pandemia não pararam», concluiu.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub