Portimão conta como era a Arte antes e depois do 25 de Abril

“Os caminhos da Arte sob a ditadura fascista” é o tema para a intervenção de Margarida Tengarrinha

Uma resistente anti-fascista, um Capitão de Abril e uma pintora. Na realidade, três artistas plásticos – Margarida Tengarrinha, Franco Charais e Stella Barreto – são os oradores convidados para a conferência “A Arte antes e depois do 25 de Abril de 74”, agendada para as 18h30 desta segunda-feira, dia 22 de Abril, no Café-Concerto do TEMPO, em Portimão.

“Os caminhos da Arte sob a ditadura fascista” é justamente o tema para a intervenção de Margarida Tengarrinha, que irá abordar o caso de António Ferro e a propaganda do regime – A Exposição do Mundo Português (1940, referindo ainda o surto do Neorrealismo, as Exposições Gerais de Artes Plásticas – A unidade dos artistas antifascistas e a luta dos jovens artistas pela Modernidade.

Já o Capitão de Abril e artista plástico Franco Charais irá ter abordar o tema da “Arte e cultura depois de 25 Abril de 74”, focando-se no período revolucionário: Noite de Teatro e pintura no Museu do Traje, dinamização cultural, descentralização das atividades culturais, partilhando ainda, através da sua experiência como pintor (conceção, exposição, comercialização), a sua perspetiva sobre a arte nos dias de hoje.

Stella Barreto dará voz ao caso de Portimão, através do tema “Arte Plásticas em Portimão, antes e depois do 25 de Abril de 1974”. Tendo como base a experiência pessoal vivida em Portimão na infância, adolescência e juventude de uma aspirante a pintora antes do 25 de Abril. As suas dificuldades, lutas e a procura pelo conhecimento, numa família e cidade culturalmente isoladas das Artes assim como a experiência vivida depois do 25 de Abril numa cidade em profundo processo crescimento cultural, as suas conquistas, oportunidades e lutas.

No dia 30 de Abril, está o Café Concerto do TEMPO está reservado para a conferência “A História do Desporto antes e depois do 25 de Abril de 74”, a cargo dos professores Alcino Pedrosa e Joaquim Paulino.

O programa completo das comemorações do 25 de Abril em Portimão pode ser consultado clicando aqui.

Clique aqui para conhecer mais programações do 25 de Abril no Sul do país.

Comentários

pub