Auditório do Solar da Música Nova vem «reforçar aposta de Loulé» na cultura

Auditório tem espaço para 120 lugares sentados

É um espaço dedicado a «espetáculos mais intimistas» e quem vem «reforçar a aposta na cultura como eixo estratégico de desenvolvimento do concelho». O novo Auditório do Solar da Música Nova foi inaugurado esta sexta-feira, 1 de Fevereiro, em Loulé, naquele que foi «um grande dia para a cidade». 

O espaço, situado no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, tem espaço para 120 lugares sentados e vai-se destinar não só a concertos, como a espetáculos de teatro, dança, seminários, conferências e formações.

Para a inauguração foi usada a prata da casa: os alunos do Conservatório, a primeira escola pública só de ensino de música a Sul de Lisboa, e da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva brindaram pais e colegas com atuações de guitarra, cravo, bateria, marimba ou piano.

«Este é um dia importante para o concelho porque Loulé fica dotado de mais um equipamento cultural. A estratégia de desenvolvimento da Câmara de Loulé passa por afirmar a cultura e fazer dela um eixo estratégico», disse Vítor Aleixo, autarca louletano, ao Sul Informação, à margem da sessão.

Da programação já delineada até Julho fazem parte concertos de Galopim (16 de Fevereiro), Pedro Jóia (17 de Maio) ou Luísa Sobral (4 de Julho). É que este vai ser um espaço com uma aposta vincada na música portuguesa e daí a escolha destes artistas.

Outra das particulares do espaço passa pelo facto de o palco ser embelezado por tijolos do antigo Solar da Música Nova, que estava em ruínas antes das obras, e do Palácio Gama Lobos, vizinho do Solar e que também está a ser alvo de beneficiação.

«Foi uma ideia muito interessante do arquiteto Vítor Mestre. No fundo recuperámos o trabalho daqueles que nos antecederam. A vida é isso mesmo: ficamos sempre devedores uns dos outros», concluiu Vítor Aleixo, ao Sul Informação.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub