Museu de Arqueologia de Silves faz 22 anos a 3 de setembro

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves comemora o seu 22º aniversário a 3 de Setembro, Dia do Município. Para […]

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves comemora o seu 22º aniversário a 3 de Setembro, Dia do Município. Para assinalar esta data, as entradas no museu serão gratuitas, estando também programada a realização de atividades dirigidas aos seus visitantes, como forma de proporcionar novas experiências e dar a conhecer a sua história e coleção.

Assim, durante este dia serão realizadas quatro visitas guiadas a todo o equipamento e ao interior do Poço Cisterna, duas delas da parte da manhã (às 10h00 e às 11h30) e as restantes da parte da tarde (às 14h00 e às 16h30).

Para além das visitas guiadas, os visitantes serão convidados a participar em ateliês de modelagem de barro que incluem iniciação à cerâmica, ilustração livre e pintura mural. Esta atividade decorre entre as 10h00 e às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

A efeméride será, também, motivo para a renovação da exposição permanente, nomeadamente com a abertura de novas vitrinas centradas nas temáticas da evolução humana, Paleolítico, Neolítico e Megalitismo.

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves, que é projeto do arquiteto e arqueólogo Mário Varela Gomes, foi inaugurado em 1990, tendo a sua construção sido efetuada em torno do Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX e que é hoje Monumento Nacional. Essas escavações foram realizadas pelos arqueólogos Mário e Rosa Varela Gomes.

O Museu integra, também, um troço da muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma joia do património islâmico em Portugal.

Este espaço museológico pode ser visitado todos os dias, das 10h00 às 18h00.

Para mais informações sobre estas ações os interessados poderão entrar em contacto com o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, através dos telefones 282 444 832 e 282 440 838 ou do endereço de correio eletrónico [email protected]

Comentários

pub