Professores promovem concentração de protesto no Largo da Pontinha em Faro

O Sindicato dos Professores da Zona Sul promove esta quinta-feira, dia 26, às 21h00, uma concentração de protesto no Largo […]

O Sindicato dos Professores da Zona Sul promove esta quinta-feira, dia 26, às 21h00, uma concentração de protesto no Largo da Pontinha, em Faro.

Ana Simões, do SPZS, explica que a concentração se destina a protestar contra «as opções políticas e ideológicas deste Governo» quanto à Educação.

A questão de fundo é que muitos professores contratados não têm a certeza de que vão ter um posto de trabalho quando os seus contratos com as escolas chegarem ao fim, em Setembro. «Está em curso um despedimento colectivo dos professores contratados», salienta a sindicalista.

Os lugares antes ocupados pelos professores contratados poderão agora vir a ser ocupados pelos professores do quadro, mas que acabaram por ficar sem componente lectiva, com os chamados «horários zero» e que terão agora de voltar a concorrer.

Só no Algarve, segundo Ana Simões, há 2000 contratados, que poderão ficar desempregados a partir de Setembro.

Estas concentrações promovidas pelo SPZS têm vindo a ser promovidas em todo o país. Esta tarde, às 18h00, há também concentração marcada para Évora, enquanto à noite será a vez de Faro.

Antes, às 18h00, na sede da delegação deste Sindicato na capital algarvia, haverá um plenário de professores, em que os temas principais serão a aplicação do novo CT aos Educadores e Professores do Ensino Privado e ainda informações sobre as negociações com a AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo), CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) e UMP (União das Misericórdias Portuguesas).

Comentários

pub
pub