Projeto IBM Smarter Cities já mexe com o Mar algarvio

Muita «expetativa» e «vontade de desenvolver soluções tecnológicas que possam vir a beneficiar a economia do Mar algarvio» resultaram da […]

Muita «expetativa» e «vontade de desenvolver soluções tecnológicas que possam vir a beneficiar a economia do Mar algarvio» resultaram da Conferência «Desafios Tecnológicos do Mar algarvio», que a Câmara de Faro e a Maralgarve promoveram, na passada quinta-feira, na Universidade do Algarve.

O seminário juntou dezenas de entidades públicas, investigadores e empresas, que aproveitaram a oportunidade para ficar a conhecer alguns projetos internacionais «no domínio da prestação de serviços de informação estatística, alertas e previsões marítimas».

Segundo a Câmara de Faro, esta foi a primeira vez que projetos dos diferentes países representados  (Portugal, Espanha, Itália e Irlanda), foram apresentados em simultâneo, o que conferiu um caráter «inédito» à iniciativa. No final, a organização sentiu que se «congregaram expetativas e vontades» em torno do Mar algarvio.

O seminário foi patrocinado pela empresa IBM, no âmbito do restrito projeto «Smarter Cities Challenge», para o qual o município de Faro foi escolhido em 2012. «Tal como afirmou o Presidente da IBM nesta mesma Conferência, os seus organizadores apostam na qualidade dos trabalhos de investigação e nas competências existentes no meio universitário, de modo a poder colocar ao serviço das empresas novos instrumentos para que melhorem as suas condições de sucesso e rentabilidade empresarial», enquadrou a autarquia.

Faro (e o Algarve) começa agora a beneficiar do estatuto de parceiro do projeto Smarter Cities, embora, oficialmente, este programa apenas deva começar em setembro, depois de apresentado o relatório de base sobre a economia do mar algarvio, que um grupo de altos quadros da empresa multinacional vai elaborar, depois de fazer o diagnóstico da região. Esta conferência também fez parte dos trabalhos preparatórios atualmente em curso.

«Foi assim lançado o debate relativamente às oportunidades que as novas tecnologias e o acesso a um amplo leque de dados estatísticos e informações poderão trazer a um mais eficiente, rentável e sustentável aproveitamento dos nossos recursos marinhos», resumiu a autarquia.

«Conscientes de que faltará ainda muito trabalho e muito mais envolvimento por parte da iniciativa empresarial, o Município de Faro e a Maralgarve continuam a apostar nos conhecimentos e sugestões que a IBM tem trazido às reuniões mantidas com os mais diversos Institutos e Serviços Públicos, bem como no envolvimento que continuam a manter com esses mesmos Serviços, de modo a poder vir a avaliar das condições de operacionalizar e lançar para o mercado novas ideias de negócios e elementos de trabalho para as empresas já existentes», conclui a Câmara de Faro.

Comentários

pub