Projeto IBM Smarter Cities arranca em Faro em setembro

O projeto IBM Smarter Cities deverá arrancar em Faro em setembro, com um grande enfoque na economia do Mar, no […]

O projeto IBM Smarter Cities deverá arrancar em Faro em setembro, com um grande enfoque na economia do Mar, no seguimento de um relatório de base sobre a economia do mar algarvio que um grupo de altos quadros da empresa multinacional vai elaborar, depois de fazer o diagnóstico da região.

As reuniões que permitirão a estes especialistas obter as informações necessárias já tiveram início. Entidades públicas regionais e locais, centros de investigação da Universidade do Algarve, bem como com os Institutos Públicos ligados às atividades marítimas, são as instituições que estão a ser abordadas.

O Município de Faro conseguiu assegurar um apoio em consultadoria estimado em 300 mil euros, depois de vencer, em conjunto com outras 25 cidades em todo o mundo, um concurso internacional promovido pela IBM Foundation, tornando-se a primeira cidade portuguesa a receber o prémio.

Como já havia sido anunciado em novembro passado, em Faro, a multinacional dedicar-se-á à conceção e avaliação do modelo de negócios para um sistema de informação agregador de dados estatísticos, ambientais e meteorológicos, entre outros, virado essencialmente para o apoio a uma exploração económica mais competitiva dos recursos do mar algarvio.

O trabalho que está a ser desenvolvido pelos especialistas da IBM tem o objetivo de ajudar a dinamizar projetos públicos e empresariais neste setor em toda a região, uma vez que Faro é a cabeça de fila de uma parceria mais abrangente.

Além do apoio de especialistas, o IBM Smarter Cities oferece ao Algarve o desenvolvimento de estudos, cedência de conhecimento e acompanhamento dos diversos projetos que surjam no âmbito da iniciativa, que não terão de ser exclusivamente de empresas da capital algarvia.

«A elaboração deste relatório permitirá preparar um diagnóstico inicial, relativo às condições de acesso aos dados estatísticos e informação, bem como sobre as competências e responsabilidades dos diversos institutos públicos envolvidos, e ainda o modelo de funcionamento dos diversos domínios empresariais ligados ao mar algarvio, para apresentação futura à equipa internacional, a qual, segundo expetativas do Município de Faro, deverá iniciar o seu trabalho na região em setembro próximo», revelou a autarquia farense, numa nota de imprensa.

Dentro destas iniciativas preparatórias, está também a ser organizada uma Conferência Internacional, em torno do tema «Cidades Marítimas do Futuro: a ligação natural do Algarve com o Mar», que trará à região especialistas de diversos países, que apresentarão progressos científicos no domínio dos sistemas de monitoria ambiental, informação económica, modelação e previsão.

Comentários

pub