Docapesca promove polvo do Algarve no Mercado de Monchique

“A Valorização Sustentável do Polvo Nacional” é o mote para as Aulas de Culinária gratuitas que decorrerão no sábado, dia […]

“A Valorização Sustentável do Polvo Nacional” é o mote para as Aulas de Culinária gratuitas que decorrerão no sábado, dia 31 de agosto, às 10h30, no Mercado Municipal de Monchique.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Docapesca, em colaboração com o Município de Monchique e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, além da colaboração de diversas entidades do setor, nomeadamente Organizações de Produtores e Associações de Armadores cujos associados desenvolvem a sua atividade na pesca do Polvo.

O Polvo é uma espécie de enorme importância económica e social para a pesca artesanal da região algarvia.

No primeiro trimestre de 2013, as vendas de Polvo nas lotas do Algarve aumentaram cerca de 3,3 milhões de euros, passando de 3,650 milhões de euros em 2012, para 6,940 milhões de euros em 2013, no período homólogo, com especial impacto nas lotas de Olhão, Quarteira e Santa Luzia.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cofinanciado pelo programa PROMAR.

O CCL tem como objetivo contribuir para a valorização qualitativa e quantitativa do pescado e, consequentemente, para a sustentabilidade dos recursos, para o aumento da rentabilidade do sector das Pescas em Portugal e da retribuição dos nossos pescadores.

A Docapesca tem estado a promover o polvo do Algarve nos mercados da região, tendo já promovido iniciativas em Quarteira, Albufeira e ainda na FATACIL, em Lagoa.

Comentários

pub