Quem for ao Mercado de Albufeira arrisca-se a aprender a cozinhar polvo

Margarida Ferrari foi ao Mercado comprar amêijoas e acabou a aprender a cozinhar pataniscas de polvo. «Amanhã, já vou experimentar […]

Margarida Ferrari foi ao Mercado comprar amêijoas e acabou a aprender a cozinhar pataniscas de polvo. «Amanhã, já vou experimentar em casa», disse, com um sorriso nos lábios, sob o olhar aprovador do marido e do filho.

Este é um risco que quem for este sábado ao Mercado dos Caliços, em Albufeira, corre: o de aprender a confecionar um prato de polvo, através dos ensinamentos do chefe de cozinha José Domingos, em mais um Show Cooking promovido pela Docapesca no Algarve.

A empresa portuguesa voltou a escolher um mercado tradicional algarvio para levar a cabo nova ação do projeto «CCL-Comprovativo de Compra em Lota», ontem, sexta-feira e hoje, sábado.

Desta vez, a estrela é o polvo, depois de várias iniciativas semelhantes que visaram incentivar o consumo de cavala. O objetivo de nova ronda de workshops de cozinha é o mesmo, o de promover outra espécie abundante nas águas portuguesas e muito pescada por no Algarve.

Oito tentáculos e uma cabeça bastam para fazer diversas iguarias deliciosas. Hoje, haverá duas sessões, uma às 10 e outra às 11 horas. Na primeira sessão, o chefe José Domingues vai ensinar a confecionar Ceviche de Polvo, «um prato original das caraíbas», mas ao qual será dado um toque bem português. Na segunda sessão, estará ao lume «ou Polvo à Lagareiro, ou Polvo de Escabeche, conforme interessar mais aos participantes».

Quem quiser, ainda deverá ir a tempo de se inscrever, devendo contactar os responsáveis da Docapesca que estão no Mercado dos Caliços. E nem sequer é preciso ter muita experiência a lidar com tachos.

«Não costumo cozinhar, mas senti curiosidade, pois é um prato que eu gosto muito», revelou ao Sul Informação o algarvio Erlander Coelho, que participou no workshop. «Ainda tenho de consultar as notas dos meus amigos, mas estou a pensar experimentar em casa», acrescentou.

Esta sexta-feira, o Chefe José Domingos ensinou cerca de uma dezena de aprendizes a cozinhar Cataplana e Pataniscas de Polvo, bem como um arroz deste fruto do mar, cujos méritos são bem conhecidos no Algarve.

Noutros pontos do país não será tanto assim, pelo menos no que à variedade de receitas diz respeito. Daí a satisfação de Margarida Ferrari, de Lisboa, que já tem cozinhado polvo noutras ocasiões.

«Nunca tinha comido pataniscas de polvo, nem sabia que se fazia. É um prato muito engraçado, fica muito colorido, muito bonito. Cataplana já tínhamos provado, mas nunca tinha feito. Acho que este é um evento muito interessante, é uma maneira de passar uma manhã diferente, durante as férias», considerou.

No Mercado dos Caliços, a iniciativa da Docapesca depressa chamou o interesse e tornou-se ainda mais popular a partir do momento em que os apetitosos odores começaram a espalhar-se.

Um cheiro cativante, que convidava a degustar o prato, uma oportunidade que é dada a cozinheiros e assistência no final de cada sessão.

E o das pataniscas, que ficaram prontas bem perto da hora do almoço, tornou-se especialmente tentador e até motivou a criação de filas de candidatos a provadores. «Então, e aqui para a gente não vem nada!», perguntava, impaciente, uma operadora do mercado, depois de várias tentativas mais delicadas.

 

Campanha tem tido boa adesão por parte do público

«As pessoas têm estado a aderir. Esta semana estamos aqui em Albufeira, para a semana estaremos na Fatacil, para continuar a incentivar o consumo do polvo», disse o Chefe José Domingos, que representa a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, parceira da Docapesca nas campanhas de valorização do pescado que têm sido levadas a cabo.

«A ideia é trocar ideias com o público em geral. Os participantes ficam contentes, porque aprendem mais alguma coisa, e nós também, porque estamos a incentivar o consumo de uma matéria prima abundante na nossa costa», resumiu.

Ter um Chefe profissional como instrutor pode ser útil mesmo para os cozinheiros mais experientes. Conceição Passos é um bom exemplo.

Apesar de cozinhar polvo com alguma regularidade, incluindo uma receita de pataniscas, que aprendeu com a sua mãe, que é algarvia, aproveitou para tirar algumas dúvidas e receber conselhos bem úteis de José Domingos.

«Vim aqui aprender algumas técnicas e receitas diferentes. Costumo cozinhar polvo em casa e aproveito esta altura do ano para comprar o polvo e congelá-lo, para comer no Natal. Nós vivemos em Lisboa, mas a minha mãe é daqui do Algarve. O polvo daqui é muito mais saboroso do que aquele que normalmente compramos nas grandes superfícies», referiu.

Comentários

pub