Incêndios: 52 Equipas de Observação mobilizadas no Algarve durante situação de alerta

Também há 28 máquinas de rasto mobilizadas

52 Equipas de Observação (EOBS) mobilizadas pelos Serviços Municipais de Proteção Civil e 28 Máquinas de Rasto contratadas pelas autarquias estão a reforçar Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais na região, durante a situação de alerta declarada pelo Governo para os próximos dias, devido ao perigo de incêndio.

Segundo explica o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC), «além das habituais medidas de antecipação operacional em reação à elevação do nível do Estado de Alerta Especial (EAE) do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS)», uma rede de «pré-posicionamento de meios de combate em locais estratégicos, vem reduzir ainda mais os tempos de resposta nas áreas mais vulneráveis do território regional, materializados pelos Corpos de Bombeiros que empenham neste período, 375 bombeiros, distribuídos por 86 equipas de intervenção (um acréscimo de onze equipas às previamente instaladas)».

Durante este período foram ainda preparadas 22 Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), «em todos os concelhos, áreas fulcrais para acolher a população mais vulnerável em situações de emergência, envolvendo os serviços de ação social».

As 52 Equipas de Observação, com meios e recursos das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações de Caçadores, e outras coletividades, integram o dispositivo de prevenção operacional, coordenado pela Guarda Nacional Republicana. «Um reforço musculado para a deteção precoce de eventuais ignições nas áreas de barrocal e serra», destaca o CREPC.

A bateria de 28 máquinas de rasto, «cujo tempo de mobilização foi reduzido substancialmente, foram pré-posicionadas estrategicamente de acordo com a realidade territorial de cada concelho, e são o garante de uma projeção antecipada pelo Comando Regional, no esforço de ataque ampliado (reforço de meios), e uma coordenação efetiva pela Equipa Tática de Empenhamento de Máquinas de Rasto que se encontra em prontidão imediata. Estes equipamentos diferenciadores são acompanhados por Equipas de Sapadores Florestais conforme articulado com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas», conclui o CREPC.

 



pub