Governo decreta situação de alerta entre domingo e terça-feira por causa do risco de incêndio

Situação será reavaliada na segunda-feira, ao final do dia

Todo o território de Portugal continental vai estar em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de Agosto – de domingo a terça-feira – devido ao risco de incêndios, anunciou o ministro da Administração Interna, após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

José Luís Carneiro adiantou que a situação será reavaliada na segunda-feira ao fim do dia, para decidir sobre «a necessidade de manter ou alterar a situação de alerta».

A situação de alerta implica a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, estando também proibida a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração.

A situação de alerta também se aplica ao estado de prontidão dos bombeiros, que aumenta de nível.

Devido à previsão do aumento das temperaturas, combinado com a baixa humidade e o aumento da velocidade do vento, o risco de incêndio para os próximos dias é muito elevado em todo o país.

 



Comentários

pub