Vem aí valores de temperatura acima do normal para a época, avisa o IPMA

Interior Norte e Centro serão as regiões mais afetadas pela onda de calor

Valores de temperatura «acima dos valores normais para a época» vão registar-se nos próximos dias, reforçou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As anomalias (variação em relação aos valores médios) serão mais significativas no interior Norte e Centro e para a temperatura máxima, acrescenta o IPMA.

Contudo, os valores mais elevados de temperatura máxima irão registar-se em todas as regiões do Interior, atingindo 35 a 40 °C até dia 23, descendo para 33 a 38°C até dia 27.

Nas regiões do Litoral, continua o IPMA, a temperatura máxima irá variar entre 30 e 35°C até dia 23, descendo para 28 a 34°C até dia 27.

Na faixa costeira, em todo este período, a temperatura máxima irá variar entre 22 e 29°C.

Por seu lado, os valores da temperatura mínima irão variar entre 13 e 19°C até dia 27 na generalidade do território, sendo que se prevê a ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima superior a 20 °C) na região Sul no dia 20, sábado, e entre os dias 23 e 25 na região Norte, Interior Centro, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio.

Segundo o IPMA, o tempo será em geral seco, havendo a possibilidade de ocorrência de instabilidade a meio da semana nas regiões do interior.

O vento começará por soprar do quadrante leste, tornando-se do quadrante norte durante o fim de semana, podendo soprar por vezes forte no litoral e terras altas.

Por todos estes motivos, este período corresponde a um elevado perigo de incêndio rural. Aliás, precisamente por causa disso, o Governo decretou situação de alerta entre domingo e terça-feira.

O IPMA explica também que «a presente situação meteorológica deve-se à ação conjunta de um anticiclone localizado inicialmente sobre os Açores e posteriormente a norte deste Arquipélago, por uma depressão de origem térmica sobre a Península Ibérica e por uma depressão em altitude a partir do final de terça-feira, dia 23 de Agosto».

 



Comentários

pub