Infralobo poupou 27% de água em rega de espaços verdes ao longo de 2020

Essa poupança anual representa custos inferiores na aquisição de água em cerca de 60 mil euros

A empresa municipal Infralobo conseguiu poupar, em 2020, cerca de 27% dos consumos de água para rega de espaços verdes, com a instalação de um projeto inovador chamado “Smart Irrigation System”. 

Essa poupança anual representa custos inferiores na aquisição de água em cerca de 60 mil euros.

Segundo a Infralobo, «este projeto encontra-se enquadrado na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas no sentido da nova Estratégia Municipal de Ação Climática e que engloba medidas com vista a uma maior eficiência hídrica».

Este projeto “Smart Irrigation System” consiste num sistema inteligente de automatização da rega de espaços verdes implementado em 2019 e associado a uma estação meteorológica que torna possível a programação e o controlo remoto dos dispositivos de rega, a partir de uma sala de controlo/monitorização, contribuindo para combater o desperdício de água, poupar energia e reduzir custos.

«Ao monitorizar indicadores como a pluviosidade ou a humidade do solo, o sistema permite ativar ou desativar automaticamente os mecanismos de rega consoante as condições climatéricas e a necessidade real de água», enquadra a empresa municipal.

Aquando da apresentação, a Infralobo estimava alcançar uma poupança entre 20% a 40% nos custos da água para a rega de espaços verdes, objetivo agora alcançado.

Esta empresa municipal investiu cerca 60 mil euros (comparticipados em 80% pelo CRESC2020 na verba de 48 mil euros) nesta ferramenta e que incluiu a instalação de medidores, de sensores mapeados por georreferenciação e de uma central meteorológica.

Para o futuro, o objetivo é «alargar a utilização desta ferramenta e beneficiar os residentes, através da disponibilização de uma aplicação com informações baseadas na central meteorológica que os ajudará a reduzir o seu próprio consumo de água».

 



Comentários

pub