Cineteatro Louletano remarca espetáculos cancelados devido à Covid-19

Bilhetes que foram adquiridos para os espetáculos continuarão válidos para as novas datas

O Cine-Teatro Louletano remarcou os espetáculos cancelados devido à Covid-19, tanto para a temporada de Setembro deste ano a Janeiro de 2021 como para o período de Fevereiro a Julho do próximo ano. 

Este espaço cultural de Loulé suspendeu a sua programação até 23 de Junho deste ano, incluindo as comemorações do seu 90º aniversário (1930-2020) que estavam previstas para 19 de Abril.

No entanto, «em estreita articulação e diálogo com o setor artístico envolvido na programação que estava planeada, foi já definido um novo calendário para o reagendamento, com a maior celeridade possível, de todos os espetáculos a partir de Setembro deste ano», diz a Câmara de Loulé.

«Mais de 50% dos eventos foram remarcados para a temporada entre Setembro deste ano e Janeiro de 2021 e os restantes – por razões de disponibilidade de agenda quer do Cineteatro, quer dos artistas em causa – foram marcados para a temporada que decorre de Fevereiro a Julho de 2021. As diversas encomendas e coproduções que estavam previstas para 2020 serão igualmente concretizadas nestes dois períodos temporais», acrescenta.

Os bilhetes que foram adquiridos para os espetáculos – e que já estavam à venda – continuarão válidos para as novas datas.

Ainda assim, o público poderá, caso o deseje, solicitar o reembolso junto do Cineteatro.

«A apresentação desta reprogramação artística estará, obviamente, dependente do evoluir da conjuntura geral relativa à pandemia e das orientações entretanto emanadas pelo Governo, pela Direção-Geral de Saúde e pela autarquia louletana», realça a Câmara.

Nesta medida, e além da programação que já estava definida antes do surgimento da Covid-19 para a temporada entre Setembro deste ano e Janeiro de 2021, relativamente aos espetáculos remarcados está prevista a apresentação da peça “Turismo”, de Tiago Correia (uma coprodução do Teatro Municipal do Porto e do Cineteatro Louletano), como espetáculo de abertura da nova temporada a 12 de Setembro.

Ainda na área do teatro, três peças das quais o Cineteatro é igualmente coprodutor vão transitar para 2021.

Uma delas é a estreia no Sul da nova criação da reconhecida dupla Inês Barahona & Miguel Fragata, intitulada “Fake”, que terá duas apresentações a 16 e 17 de Abril, numa coprodução do Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), Teatro Nacional São João (Porto) e Cineteatro Louletano.

Já a reposição da “Soberana, Mãe Soberana de Loulé”, criação de Ana Lázaro e Ricardo Neves-Neves (uma encomenda do Cineteatro estreada em 2019), acontecerá a 2 e 3 de Abril de 2021, num total de quatro apresentações, em véspera do Dia de Páscoa.

Ainda na vertente teatral, mas agora numa dimensão mais multidisciplinar, a 21 e 22 de Maio o Cineteatro acolhe a peça “Perfil Perdido”, de Marco Martins, com os prestigiados Romeu Runa e Beatriz Batarda, numa coprodução do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Teatro Nacional São João, São Luiz Teatro Municipal (Lisboa) e Cineteatro Louletano.

Já o espetáculo “Gulliver”, um projeto de Tiago Cadete com Leonor Cabral e Bernardo de Almeida, destinado à comunidade escolar (2º e 3º ciclos), será igualmente remarcado ainda para este ano durante o mês de Outubro, no âmbito da oferta regular do Cineteatro dirigida à infância.

Na área da dança, a realização do Fórum de Dança Inclusiva foi reagendada para os dias 1 a 4 de Dezembro deste ano, marcando o início de uma colaboração regular com o Grupo Dançando com a Diferença (sediado na Madeira).

Para 12 de Maio de 2021, véspera do feriado municipal em Loulé, foi remarcada a peça “O lugar do canto está vazio”, numa criação conjunta da Companhia Maior com a dupla Sofia Dias & Vítor Roriz (dança contemporânea), da qual o Cineteatro é igualmente coprodutor juntamente com o Centro Cultural de Belém.

Por seu lado, a Festa do Cinema Italiano, que em 2020 assinala a sua 13.ª edição, vai realizar-se nos dias 26 a 29 de Novembro em Loulé, quer com uma homenagem a Federico Fellini a propósito do centenário do seu nascimento (1920-2020), quer com o melhor do novo e premiado cinema italiano.

Já o Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé foi remarcado para os dias 19, 20, 21 e 22 de Novembro, mantendo exatamente a mesma programação artística que estava inicialmente prevista e já anunciada, da qual constam os seguintes nomes: Surma com Camille Leon & Inês Barracha, os Drumming GP com Joana Gama, Luís Fernandes e Pedro Maia, Victor Gama com a Orquestra Clássica do Sul, Frankie Chavez & Peixe no projeto “Miramar” em parceria com Jorge Quintela e a estreia nacional do primeiro disco do projeto algarvio “Grafonola Voadora & Napoleão Mira”.

Também faz parte do programa a nova criação dos Boris Chimp 504, bem como iniciativas da Sonoscopia, a Companhia de Música Teatral e das bandas algarvias Kilavra, 2143, Mateus Verde e Heroin Holiday Big Band em colaboração criativa com alunos do curso de Imagem Animada da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve.

No campo da música, as três principais encomendas do Cineteatro, que já estavam anunciadas, serão realizadas em novas datas. O Trio de Jazz de Loulé apresenta-se com Jorge Palma, num concerto inédito, a 30 de Setembro deste ano, na véspera do Dia Mundial da Música.

No mês seguinte, a 24 de Outubro, decorrerá outro momento muito aguardado com o encontro entre a prestigiada cantora Sofia Escobar e um ensemble de docentes do Conservatório de Música de Loulé.

Já em 2021, nos dias 5 e 6 de Fevereiro, acontece a estreia nacional do espetáculo “Playing with Beethoven”, que junta, num quarteto de luxo, Carlos Bica (contrabaixo), Daniel Erdmann (saxofone tenor), DJ Ilvibe (gira-discos) e João Paulo Esteves da Silva (piano).

Ainda nos concertos, a apresentação, em concerto, do novo disco “Eva”, de Cristina Branco, foi remarcada para 5 de Outubro deste ano (feriado nacional).

A artista esteve em residência, em Loulé, no mês de Outubro do ano passado, da qual resultou a edição de vários videoclipes filmados no concelho com temas do novo álbum, o qual contou assim com o apoio do Município de Loulé.

Por seu lado, o espetáculo musical com o grupo “A Presença das Formigas” foi reagendado para o dia 17 de Outubro, no âmbito do projeto intermunicipal “Central Artes – Programação Cultural em Rede”, que integra as autarquias de Loulé, Faro, Albufeira, Tavira e Olhão.

Já o X Fitualle (festival), da Tuna Universitária Afonsina de Loulé, decorrerá a 5 de Dezembro deste ano no palco do Cineteatro.

Ainda sobre a esperada retoma da sua programação regular, o Cineteatro Louletano garante que «implementará todas as adaptações que se mostrem necessárias de modo a garantir quer aos artistas, quer aos técnicos e demais equipas, quer ao público as melhores (e mais adequadas, atendendo à conjuntura) condições de segurança sanitária e higienização das suas instalações, de modo a que o seu funcionamento possa, com prudência, prevenção e sensatez, voltar à normalidade com a celeridade possível».

Para mais informações os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook ou o seu site.

Comentários

pub