Presença de coliformes fecais interdita Praia do Alemão em Portimão

Hoje serão feitas novas análises

A Praia do Barranco das Canas ou do Alemão, em Portimão, está interdita a banhos devido à presença de coliformes fecais numa amostra de água que foi analisada pela Agência Portuguesa de Ambiente.

Segundo o Sul Informação apurou, a bandeira vermelha está hasteada nesta praia desde hoje de manhã, depois da bactéria Escherichia coli, vulgo E.Coli, ter sido detetada em água recolhida ontem desta zona balnear, no âmbito da monitorização regular que a APA faz das praias algarvias. Hoje, foram recolhidas novas amostras, para fazer mais análises.

Contactado pelo nosso jornal, o capitão do Porto de Portimão Santos Arrabaça confirmou que foi pedido ao concessionário da praia que hasteasse a bandeira vermelha, logo de manhã.

 

Praia do Alemão, esta tarde

 

A mesma fonte assegurou ao Sul Informação que a Câmara de Portimão monitorizou a zona, para tentar detetar se existiam fugas do sistema de esgotos ou alguma descarga, «mas não encontrou nada».

«A nossa suspeita é que tenha sido por ação humana, ou na própria praia, ou, mais provavelmente, através da descarga de uma embarcação. Há sempre barcos fundeados ali na zona, durante o dia, principalmente ao fim-de-semana», disse Santos Arrabaça.

Desta forma, o capitão do Porto de Portimão está confiante que esta seja uma situação passageira e que amanhã será levantada a proibição, tendo em conta que «não é normal» que isto aconteça. «Por vezes, quando há chuvas fortes, com as escorrências de ribeiras, pode acontecer. Daí que a Câmara tenha tido logo a iniciativa de monitorizar», acrescentou.

Há cerca de duas semanas, a Praia de Faro foi interdita a banhos, também devido à presença da bactéria E.coli, em valores muito superiores aos permitidos. A causa apontada, na altura, como sendo a mais provável para o sucedido foi uma descarga pontual de esgotos de uma embarcação, ao largo da praia.

Neste caso, a proibição de ir a banhos só durou um dia, uma vez que as análises complementares que foram feitas já não detetaram valores da bactéria acima dos proibidos.

Praia do Alemão, esta tarde

(Atualizada às 15h00, com declarações do comandante do Porto de Portimão Santos Arrabaça)

Comentários

pub