Incêndio de Aljezur consumiu 200 hectares de floresta e mato

Fogo chegou a obrigar a evacuar casas na zona, mas foi dominado perto de 5 horas depois

O incêndio de Monte Clérigo, em Aljezur, que deflagrou na passada sexta-feira, 19 de Julho, consumiu 200 hectares de floresta e mato. 

Reunida esta terça-feira, 23 de Julho, a autarquia decidiu manifestar um «voto de louvor e reconhecimento» aos agentes da Proteção Civil que conseguiram debelar o incêndio.

«De uma forma exemplar, os mais de 250 operacionais das várias entidades combateram este incêndio, onde foram consumidos cerca de 200 hectares de floresta e mato», reforça a autarquia.

«O trabalho realizado na prevenção das faixas de gestão de combustível, por parte das autarquias e privados, nesta zona, assim como a resposta musculada e coordenada dos meios envolvidos, foi determinante para que o desfecho deste incêndio não fosse mais grave, não havendo a lamentar perdas de vidas e habitações», diz a Câmara Municipal.

O fogo chegou a obrigar a evacuar casas na zona, mas foi dominado ao início da noite (depois de o alerta ter sido dado às 15h30).

A Câmara de Aljezur «reconhece e louva, todos os operacionais e agentes, das várias entidades, envolvidos neste combate ao incêndio do Monte Clérigo, assim como à direção e associados da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e a todos os civis que responderam, de uma forma pronta, aos vários apelos de colaboração».

Comentários

pub