Luto pela morte de Laura começou em Faro, mas já se espalhou pelo país

Alunos e professores que saíram ilesos do acidente regressam hoje a casa

Foto: Jornal Blikk (Hungria)

A tragédia aconteceu bem longe, na Hungria, mas a morte da jovem Laura Bragança, aluna da escola Pinheiro e Rosa, de Faro, depressa colocou o país de luto.

Desde esta manhã, altura em que o Sul Informação avançou que a vítima mortal e o ferido grave que resultaram de um acidente ocorrido a 70 quilómetros de Budapeste, hoje de madrugada, eram desta escola farense, sucederam-se as reações de pesar.

Ao longo do dia, também foi possível montar o puzzle desta tragédia, que levou a vida de Laura e causou ferimentos graves no seu colega Diogo, que continua hospitalizado, ainda que «livre de perigo», segundo Francisco Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

O responsável máximo por esta escola de Faro já havia avançado esta manhã, bem cedo, ao nosso jornal os primeiros pormenores sobre o sinistro, numa altura em que, como ele próprio confessou, ainda estava muito abalado e em choque.

Mais tarde, Francisco Soares avançou numa publicação feita na rede social Facebook, com o título “A Nossa Escola está de Luto”, que os quatro alunos e os dois professores que saíram ilesos do acidente «devem regressar ainda hoje a Portugal».

 

Laura Bragança

 

Laura Angélica Bragança, de 16 anos, aluna do 10º ano da Escola Secundária Pinheiro e Rosa e jogadora de basquetebol do Sporting Clube Farense, foi à Hungria com cinco colegas e dois professores para participar numa iniciativa de intercâmbio estudantil, no âmbito do programa “Erasmus+: Comenius”.

Faleceu depois de o minibus onde seguia com colegas e professores da Pinheiro e Rosa, em direção ao Aeroporto de Budapeste, ter sido abalroado por um camião, a cerca de 70 quilómetros da capital da Hungria.

Tudo aconteceu às 4h09 desta madrugada na Estrada 4, na localidade de Cegléd, segundo revelou, num comunicado, a Polícia Húngara.

As reações não se fizeram esperar e surgiram dos mais diversos quadrantes. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa telefonou à mãe de Laura, para lhe apresentar as condolências de viva voz – os pais da jovem falecida, bem como os de Diogo, já voaram para a Hungria..

Além disso, o Chefe de Estado fez publicar uma nota no site oficial da Presidência da República, onde apresentou «a sua solidariedade e sentidas condolências» à família da «aluna tragicamente falecida no acidente de viação na Hungria», desejando, ainda, «a rápida recuperação do aluno ferido e um tranquilo regresso a casa aos restantes jovens e professores envolvidos no acidente».

Marcelo Rebelo de Sousa também sublinhou «a importância do apoio de toda a comunidade escolar nestes momentos difíceis, ao qual se associa».

Antes, o Governo, através do Ministério da Educação, já tinha vindo a público lamentar a morte da jovem farense e o acidente, garantindo que as vítimas estavam a ser apoiadas pela Embaixada Portuguesa na Hungria.

Também a Câmara de Faro lamentou «o trágico falecimento» de Laura Bragança – a autarquia farense foi, de resto, a primeira entidade oficial a reagir,  através das redes sociais.

A Universidade do Algarve veio, entretanto, a público, prestar as condolências a José Bragança, professor da instituição e pai da jovem que morreu.

Hoje, todas as atividades letivas foram interrompidas na escola Pinheiro e Rosa.

Para já, ainda não há indicação de quando é que o corpo de Laura e o jovem Diogo podem regressar a Portugal.

Comentários

pub