Rotunda do Polvo e Algarve Nature Week inauguradas no dia em que Quarteira faz anos

A inauguração da Algarve Nature Week no novo Passeio das Dunas, do monumento escultórico na Rotunda do Polvo, da atribuição […]

o polvoA inauguração da Algarve Nature Week no novo Passeio das Dunas, do monumento escultórico na Rotunda do Polvo, da atribuição do topónimo à Avenida Fonte Santa e de dois equipamentos inseridos no projeto de Requalificação Urbanística no Jardim S. Pedro do Mar, são cinco dos momentos altos das comemorações, em Quarteira, esta sexta-feira, dia 13 de Maio, dos 17 anos da sua elevação a cidade.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia, decorrerá um programa comemorativo com iniciativas de carácter cultural, social, educativo e algumas inaugurações, que termina com um concerto de Dino D’Santiago.

As celebrações arrancam na véspera e, apesar de isso não ter sido ainda anunciado, até terminam no sábado, com a inauguração oficial do Passeio das Dunas.

Para quinta-feira à noite (21h00), está marcada uma sessão da Assembleia de Freguesia comemorativa do Dia da Cidade, enquadrada no Centenário da Freguesia, no auditório do Centro Autárquico.

Neste momento, serão entregues os Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar aos Alunos do 9º e 12º anos da Freguesia. Os 18 ex-presidentes da Junta (por nomeação e por eleição) serão distinguidos com o Prémio de Cidadãos de Mérito da Freguesia de Quarteira.

Já no dia 13, pelas 9h30, tem lugar o hastear da Bandeira, numa cerimónia que conta com a presença dos Bombeiros Municipais de Loulé, no Largo do Centro Autárquico.

Convites_ProgramaÀs 10h00, é inaugurada a exposição de rua “Canteiros com flores de papel”, com trabalhos elaborados pelas utentes do “Cantinho da Amizade”.

Segue-se, às 10h30, a inauguração da Algarve Nature Week, no Passeio das Dunas, um evento que nasce de uma organização da Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo de promover o que de melhor a região tem para oferecer ao nível do turismo de natureza.

Os executivos da Câmara e da Junta de Freguesia farão ainda quatro outras inaugurações neste Dia de Quarteira: o monumento escultórico na Rotunda do Polvo, da autoria de Carlos Correia, na Avenida Carlos Mota Pinto (11h30), a atribuição do topónimo à Avenida Fonte Santa (12h00) e dois equipamentos inseridos no projeto de Requalificação Urbanística no Jardim S. Pedro do Mar, nomeadamente o Parque de Merendas e o Parque “Fitness ao Ar Livre” (15h00).

Na Avenida Infante Sagres, em frente à Praça do Mar, decorre durante a tarde um atelier de atividades desenvolvidas pela Academia do Saber, nos módulos de Bordados, Renda de Bilros, Manualidades e Pintura, Português para Estrangeiros, Saúde e Bem-Estar e Costura. A partir das 17h00, tem lugar uma aula de Yoga do Riso.

No auditório do Centro Autárquico, às 18h00, são apresentados os trabalhos “Memórias de Quarteira, testemunhos”, dos módulos de Introdução à Informática e História Local, da Academia do Saber.

As comemorações encerram com um concerto com o cantor quarteirense de ascendência cabo-verdiana, Dino D’Santiago, a partir das 22h00, na Praça do Mar. A entrada é livre.

Comentários

pub