Conferência debate Arqueologia Experimental no Museu de Portimão

«Era uma vez na Pré-história» é o tema da conferência dedicada à Arqueologia Experimental, marcada para esta sexta-feira à tarde, […]

arqueologia experimental em alcalar«Era uma vez na Pré-história» é o tema da conferência dedicada à Arqueologia Experimental, marcada para esta sexta-feira à tarde, dia 15, no Museu de Portimão.

A Arqueologia Experimental é uma área científica inovadora, onde os Monumentos Megalíticos de Alcalar, geridos pelo Museu de Portimão, estão entre os pioneiros em Portugal.

Com cinco comunicações previstas, nomeadamente de José Antonio Riquelme, da Universidade de Córdoba (Espanha), ou do arqueólogo experimental Pedro Cura, entre outros, e uma degustação de cerveja artesanal feita com base em ingredientes usados na Pré-História, serão apresentadas reflexões acerca das diferentes vertentes do trabalho que tem vindo a ser realizado nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, os contributos científicos, a experimentação e a própria gestão e divulgação do espaço.

A conferência, integrada nas celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, irá decorrer no Museu de Portimão, entre as 15h00 e as 18h30, com entrada livre, sujeita a inscrição prévia (clique aqui para conhecer o programa detalhado).

No sábado, dia 16, entre as 10h00 e as 16h30, será a vez de os Monumentos Megalíticos de Alcalar receberem mais uma edição da recriação histórica “Um dia na Pré-história”, um evento de referência, que, só no ano passado, contou com 1600 visitantes.

Estas atividades são organizadas com o apoio do Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, com a parceria da Direção Regional de Cultura do Algarve, no âmbito do programa DiVaM, de Divulgação e Valorização dos Monumentos.

Comentários

pub