Monumentos e Sítios do Algarve voltam a ganhar (mais) vida por uns dias

Monumentos e património de referência dos concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Albufeira e Faro, entre outros, vão […]

Dia dos Monumentos e Sítios 2015 Milreu_10Monumentos e património de referência dos concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Albufeira e Faro, entre outros, vão ganhar vida nos dias mais próximos, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A partir de amanhã e até 24 de Abril, há muitas iniciativas em que participar, neste seis concelhos, a maioria das quais decorre já este fim-de-semana e na segunda-feira, dia 18, em que se celebra a efeméride.

Como é habitual, a Direção Regional de Cultura do Algarve vai apostar forte nas comemorações deste dia,  com eventos na Fortaleza de Sagres e nas Ruínas Romanas de Milreu, bem como participando em parceria nas atividades promovidas pelo Museu de Portimão e pelo seu Grupo de Amigos, quer no próprio museu, quer nos Monumentos Megalíticos de Alcalar. Trata-se de iniciativas integradas na 3ª edição do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Amanhã, sexta-feira, o programa é lançado com o seminário «Era uma vez na Pré-história», no Museu Municipal de Portimão, entre as 15h00 e as 18h30. Aqui, serão apresentadas reflexões acerca das diferentes vertentes do trabalho que tem vindo a ser realizado nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, além de ser dada a provar a cerveja artesanal «Alcalar», como o Sul Informação avançou esta semana.

No dia seguinte, a festa decorre, paralelamente, em Alcalar (Portimão), com nova edição do evento «Um Dia na Pré-História» (10h00 às 16h30), e nas ruínas de Milreu, em Estoi (Faro), onde será promovida a atividade “Arqueologia para todos”, organizada pela Associação Dinamika (a partir das 15h30), na qual miúdos e graúdos vão realizar tarefas de escavação, registo estratigráfico, desenho arqueológico, fotografia, lavagem e etiquetagem de peças.

A puxar a pedra de tonelada e meia
Alcalar

Em Vila do Bispo, mas numa iniciativa da Câmara local, será promovida uma «Caminhada pelo Património» de 10 quilómetros, que partirá às 9h00 de domingo, 17 de Abril, da Igreja Matriz vilabispense e terminará em Sagres.

Este passeio levará os caminhantes por «entre os menires de Vila do Bispo e as arrebatadoras paisagens geológicas e arqueológicas do Martinhal, sempre com uma envolvência natural de primeira grandeza», segundo a autarquia. O guia do passeio será o arqueólogo Ricardo Soares.

No dia 18, a Fortaleza de Sagres irá acolher a iniciativa «Dar Voz ao Espírito do(s) Lugar(es)», desenvolvida pela Associação Internacional de Paremiologia, ligada à recolha e promoção dos provérbios. «Dirigida às comunidades escolar e sénior da região, pretende explorar a abordagem proverbial numa forma de enriquecimento cultural, interligando o património imaterial e o material através da interação geracional, procurando pontos de equilíbrio entre a modernidade e a tradição», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Ali ao lado, em Lagos, as comemorações começam no sábado e só acabam a 24 de Abril. Visitas comentadas, muitas delas ligadas ao tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, «Desporto, um Património Comum», concertos, entradas gratuitas nos equipamentos municipais e uma caminhada são apenas algumas das sugestões de um vasto programa idealizado pela Câmara, que pode ser consultado na íntegra no site da autarquia lacobrigense.

ponte velha de silves

Em Silves, as comemorações da efeméride contemplam diversas atividades culturais e desportivas, promovidas pela autarquia.

No sábado, será promovida a visita acompanhada do «Percurso Arqueológico de Vale Fuzeiros» (15h30), um passeio de 6 quilómetros à descoberta das riquezas arqueológicas locais.

Na segunda-feira, 18 de Abril, há «Uma caminhada pelo Património» (9h30), onde serão feitas visitas acompanhadas pela cidade de Silves, num percurso de 4,3 quilómetros que vai passar em locais como a Ponte Medieval, o Castelo e a Sé de Silves, entre muitos outros sítios de interesse.

Já a Câmara de Albufeira uniu-se à  Santa Casa da Misericórdia e montou um programa, para assinalar este dia. No sábado, 16, há Caminhada Cultural na Aldeia e Castelo de Paderne (9h00, posto de saúde), uma mostra de Jogos Tradicionais, na Rua Miguel Bombarda, em Albufeira (15h00/17h30), que se repete no dia 18, e um «Recital de Primavera», pelo Grupo Coral de Paderne, na Capela da Misericórdia (21h30).

De 16 a 18 de Abril, o Castelo de Paderne, o Museu de Arqueologia de Albufeira e a Capela da Misericórdia de Albufeira terão entrada livre e horário alargado de funcionamento.

Em Faro, a autarquia farense junta-se à paróquia de Estoi e promove um passeio por esta aldeia histórica do concelho. A caminhada começa junto à Escola Emiliano da Costa (15h00) e dará a conhecer alguns dos espaços históricos mais relevantes da povoação, sob a orientação do historiador de arte Francisco Lameira.

O périplo termina junto à Igreja Matriz, onde decorrerá uma atuação musical do Trio de Guitarras do Conservatório Regional do Algarve.

Comentários

pub