Utentes do Hospital de Portimão exigem inquérito aos casos de tuberculose detetados

A Comissão de Utentes do SNS de Portimão exige que seja aberto um inquérito aos casos de contaminação de tuberculose […]

manif hospital portimãoA Comissão de Utentes do SNS de Portimão exige que seja aberto um inquérito aos casos de contaminação de tuberculose entre profissionais de saúde do Hospital de Portimão, para «saber ao certo» a razão pela qual têm vindo a ocorrer.

Os utentes desta unidade de saúde mostraram preocupação com as notícias que têm vindo a público e consideram que, «se não forem tomadas as medidas adequadas, em breve se tornará em surto, ameaçando muito mais pessoas do que as até agora infetadas».

Esta situação tem motivado uma autêntica “guerra” de posições entre a Administração do Centro Hospitalar do Algarve e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que vêm denunciado casos de tuberculose entre os seus representados (e não só) há vários meses.

O CHA já garantiu que esta situação não é anormal, já que os profissionais de saúde, pelas suas funções, correm sempre riscos de contaminação.

Justificações que os utentes consideraram «um chorrilho de desculpas esfarrapadas para aquilo que não tem desculpa». «Nos hospitais não se tratam objetos. Tratam-se pessoas e são também pessoas, todos os que lá trabalham», defendeu a comissão.

Até que seja lançado o inquérito, a plataforma promete não se calar e admite, «se necessário», avançar com mais manifestações no hospital, ou com outras medidas que estejam ao seu alcance.

Comentários

pub