Câmara de Portimão não sabe o que vai fazer com terreno permutado com a Paróquia

A Câmara de Portimão «ainda não tem um programa definido para o terreno» que a autarquia vai permutar com a […]

centro paroquial de portimãoA Câmara de Portimão «ainda não tem um programa definido para o terreno» que a autarquia vai permutar com a paróquia, em troca do edifício da antiga Caixa Agrícola, no centro da cidade, admitiu fonte do gabinete da presidente da Câmara, em declarações ao Sul Informação.

A permuta entre o edifício da antiga Caixa Agrícola de Portimão, adquirido pela autarquia, e um terreno de três hectares, propriedade da paróquia, ambos com um valor de um milhão de euros, foi aprovada pela Assembleia Municipal de Portimão, no passado dia 27 de maio.

Segundo o jornal Folha do Domingo, dos 22 deputados da Assembleia Municipal, 19 votaram a favor (PS, PSD, Servir Portimão, Bloco de Esquerda e os três presidentes de Junta de Freguesia) e três abstiveram-se (CDU).

A permuta já tinha sido aprovada em sessão de Câmara de 10 de Fevereiro, com os votos favoráveis do PS, da coligação Servir Portimão, do Bloco de Esquerda, tendo-se abstido a CDU. Na altura, votou contra o vereador Pedro Xavier, que, apesar de ser membro do executivo permanente, foi eleito pelo PSD e entretanto suspenso pelo partido.

O edifício onde funcionou a Caixa Agrícola de Portimão, no centro da cidade, é propriedade da Câmara de Portimão, que o adquiriu em 2010 com o objetivo de instalar um polo de indústrias criativas, tendo aí funcionado, até há cerca de ano e meio, a escola ETIC_Algarve, que já partilhava, às vezes com dificuldade, o espaço com alguns serviços ligados à paróquia.

É constituído por cave e quatro pisos, cada um com uma área de cerca de 300 metros quadrados, e destina-se agora a acolher o Centro Paroquial.

Nele já funcionam, na cave, os serviços da Caritas Paroquial, (atendimento, banco de alimentos, roupa e ajudas técnicas, loja solidária). Ao lado, há a Cantina Social, inaugurada em Fevereiro, a funcionar num antigo restaurante adquirido pela paróquia. No rés-do-chão, há também um salão paroquial, com capacidade para 200 pessoas.

No primeiro andar, a paróquia irá edificar seis salas de catequese, secretaria e uma capela-oratório, onde os grupos de catequese ou de adultos possam rezar, desativando assim o espaço onde atualmente funciona a catequese, nas traseiras da Igreja Matriz, onde deverá depois ser criado um ATL social.

No segundo andar, já funciona a sede do Agrupamento 159 do Corpo Nacional de Escutas. Finalmente, no terceiro andar, irá funcionar o auditório/sala de convívio.

O terreno de três hectares, que pertencia à paróquia e agora passa para a Câmara de Portimão, situa-se na zona da Boavista, próximo da Quinta Pedagógica, a poente das instalações da antiga Direção Regional da Agricultura.Qual será o destino deste terreno é algo que está ainda por definir.

Comentários

pub