Armação de Pêra mostra o melhor da sua cultura e gastronomia no Festival da Caldeirada

Este domingo, dia 26, ainda é dia de ir ao Festival em Armação de Pêra

Treze restaurantes convidaram residentes e turistas a experimentarem a típica caldeirada algarvia, o vinho de Silves e as sobremesas com laranja, no primeiro dia do 25º Festival da Caldeirada e do Mar, em Armação de Pêra. O evento termina este domingo, dia 26 de Maio, sempre com o foco na caldeirada.

“O Silvense” e a churrasqueira “O Casarão” foram alguns dos restaurantes que serviram as primeiras caldeiradas para os mais curiosos…e gulosos  Mas, como acontece todos os anos, antes houve a apresentação do festival, com a presença de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, Manuel João, presidente da Associação dos Pescadores de Armação de Pêra, e Sofia Belchior,  presidente da Assembleia Municipal.

Logo a seguir, no auditório da Junta de Freguesia, ocorreu a primeira conferência do mar adaptada para as crianças das Escolas de São Bartolomeu de Messines e de Silves.

Os alunos, ao longo da manhã, tiveram a oportunidade de conhecer a história da Pedra do Valado, o recife natural situado na baía de Armação de Pêra que recentemente foi classificado como Parque Natural Marinho.

Mas os jovens estudantes puderam ainda aprender mais sobre a pesca, o Geoparque Algarvensis, o novo passadiço de Armação de Pêra e, no final, ouviram a história “O tesouro do meu avô”, produzido pela associação Sciaena. Depois de contada a história, receberam o livro.

«Cabe às pessoas mais novas, estes jovens que aqui estão, falar lá em casa com os mais velhos, falar com quem não saiba o que é isto do Geoparque Algarvensis, o que é isto da Pedra do Valado, o que é isto da sustentabilidade. Porque a sustentabilidade só existe se houver inclusão», disse Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves.

«O que nós queremos dizer é que aquilo que recebemos, dos nossos antepassados, temos o dever de passar para os outros. Porque os nossos avós, os amigos dos nossos avós, pensaram em nós e disseram que o mundo é tão bonito que nós não temos direito de o estragar. Porque queremos deixar o Geoparque e a Pedra do Valado a quem vier a seguir a nós. Aquilo que estamos a fazer é proteger, não para nós, mas para os que vierem depois de nós», acrescentou a autarca.

 

 

Durante a tarde, teve lugar a Conferência do Mar para o público geral, que reuniu especialistas da área para debater os desafios e as oportunidades relacionadas com a sustentabilidade dos oceanos, envolvendo a temática da Pedra do Valado, ou seja, do recém criado Parque Martinho do Recife Natural do Algarve.

Esta que foi a primeira Conferência do Mar representou uma «oportunidade única para refletir e debater estratégias que ajudem a enfrentar os desafios atuais do setor das pescas e do turismo, promovendo o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve como modelo de desenvolvimento sustentável».

A conferência serviu ainda para relembrar o longo e difícil processo da classificação da Pedra do Valado, que envolveu as mais diversas entidades, nomeadamente os próprios pescadores.

«Foi um trabalho árduo, que começou em 2018 e que hoje é uma classificação de que devemos sentir orgulho, porque a Pedra do Valado é reconhecida quer localmente, pelas pessoas que moram aqui, quer a nível da região do Algarve, quer a nível de Portugal e isto é motivo de orgulho. Pela sua importância, temos de proteger este recife natural e de dar continuidade ao projeto do Parque Marinho. É isto que nós queremos honrar aqui. E como presidente da Câmara, tenho essa responsabilidade de permitir que haja continuidade. Começa em nós essa responsabilidade e temos que contagiar o outro», salientou também Rosa Palma.

Mas o grande destaque deste Festival da Caldeirada e do Mar são mesmo os pratos com produtos do mar, que todos podem provar nos restaurantes de Armação de Pêra.

Para mais, este ano há novidades: durante o Festival, quem experimentar as ementas ligadas ao mar nos restaurantes aderentes, está habilitado a ganhar prémios, tais como quatro pulseiras para entrada livre na Feira Medieval de Silves deste ano, quatro bilhetes para o Sunset Secret (data à escolha do vencedor) e quatro entradas para a peça de teatro “Reabriu a Pensão Luar do Cadoiço”, que se apresenta no Teatro Mascarenhas Gregório, no dia 21 de Setembro.

Há também um  concurso fotográfico, com a publicação no Instagram de fotografias tiradas durante o evento, em Armação de Pêra, alusivas aos temas da Gastronomia do Mar, Paisagens, Comunidade local e Pesca.

O vencedor habilita-se a ganhar um passeio de barco para duas pessoas às grutas marinhas. Trata-se de um prémio oferecido pela Associação de Pescadores de Armação de Pêra. Os resultados do sorteio serão publicados na página do Município de Silves e nas redes sociais.

 

Fotos e texto de Cátia Rodrigues, que é finalista do Mestrado em Comunicação e Media Digitais da Universidade do Algarve e está a fazer o seu estágio curricular no Sul Informação.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub