Parque Solar da Galp em Alcoutim recebeu visitas de estudo

Parque é gerido pela Galp

O Parque Solar de Alcoutim recebeu, em Abril, a visita de 50 alunos da Escola Básica Prof. Joaquim Moreira, de Martim Longo, e da EB 2,3 de Castro Marim. 

Rodeados por cerca de 250 mil painéis solares, os estudantes tiveram uma aula em ambiente real.

Esta foi, segundo a Fundação Galp, uma «oportunidade para compreenderem o mundo da energia, materializarem o funcionamento de um parque solar e a realidade de quem lá trabalha, testarem conhecimentos sobre o papel das renováveis no combate às alterações climáticas ou aprenderem mais sobre a produção solar no Baixo Guadiana».

A sessão da “Rota da Energia”, uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia, parceira da Fundação Galp, abriu a sessão e foi dirigida a jovens que frequentam o 3º ciclo de ensino, desafiando-os a contribuir para a poupança energética.

Estando estes jovens num período de escolhas importantes para o futuro, a visita incluiu um módulo dedicado às profissões da energia, sinalizando as oportunidades que emergem num setor em profunda transformação e com elevada procura de mão de obra especializada e qualificada.

Inaugurado em Setembro de 2023, o Parque de Alcoutim é o primeiro grande investimento solar da Galp em Portugal. O complexo formado por quatro centrais fotovoltaicas (São Marcos, Viçoso, Pereiro e Albercas), representa 10% da potência solar instalada operada pela empresa e fornece energia renovável a mais de 80 mil famílias.

Integrado na comunidade, o Parque Solar de Alcoutim vai continuar a receber visitas de estudo de escolas de vários pontos do Algarve, contribuindo para a literacia energética e consciencialização das novas gerações, uma iniciativa que integra o programa educativo da Fundação Galp.

A Fundação Galp contou mais uma vez com o apoio da Associação Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, o parceiro social local na implementação do seu plano de envolvimento nesta região.

 



Comentários

pub