Sul Informação está na Chéquia para participar no Local Journalism Festival

Nuno Costa tem estado a participar no painel «Como dar nova vida ao jornalismo local na Europa? Boas práticas e descobertas»

Nuno Costa, fundador do Sul Informação e coordenador do projeto “Tem uma Notícia para Nós?”, está hoje e amanhã, dias 17 e 18 de Junho, em Brno, na Chéquia, para participar no Local Journalism Festival, a convite da organização.

Na cidade checa, estão reunidos representantes da primeira e a segunda rondas de beneficiários do sistema de financiamento do projeto Meios de Comunicação Social Locais para a Democracia (Local Media for Democracy ou LM4D), com jornalistas locais, organizações de jornalistas, sociedade civil, alguns das equipas de investigação e decisores políticos, para discutir desertos noticiosos na UE.

Esta manhã, Nuno Costa tem estado a participar no painel «Como dar nova vida ao jornalismo local na Europa? Boas práticas e descobertas», dando a conhecer a nossa nova ferramenta chamada “Tem uma Notícia para Nós?”, lançada a 29 de Fevereiro passado.

O desenvolvimento desta nova funcionalidade teve o apoio do projeto Local Media for Democracy (LM4D) do Journalismfund Europe, para combater os desertos de notícias, no qual o Local Journalism Festival se inclui.

Este painel destina-se a compartilhar os resultados concretos do projeto LM4D, que usa os dados da investigação e mapeamento feitos sobre os desertos de notícias, para desenvolver melhores políticas e um melhor sistema de apoio aos media locais. Serão partilhadas pelos jornais que foram beneficiários dos apoios, como o Sul Informação, as boas práticas e a sua experiência.

 

 

A ferramenta “Tem uma Notícia para Nós?” tem como objetivo criar um canal de comunicação direto entre o público e a nossa redação. Através dessa ferramenta, os leitores podem enviar informações que serão verificadas e, eventualmente, transformadas em notícias pelos nossos jornalistas.

A ferramenta pretende também combater os desertos noticiosos, uma vez que permite nosso jornal ganhar uma nova forma de obter informações sobre o que acontece em todos os concelhos e freguesias do Algarve e Baixo Alentejo, mesmo as mais distantes e isoladas, produzindo um maior volume de informação relevante para os leitores.

Esta manhã, o Festival, que decorre na cidade checa de Brno, debruça-se também sobre a questão do «Jornalismo local para a democracia: combatendo tendências de extrema direita e iliberais».

Este painel discutirá o importante papel do jornalismo local, especialmente no combate à extrema direita e à desinformação. «Veremos como o declínio do jornalismo e das notícias locais a desertificação poderá ter um impacto na nossa democracia», salienta a organização.

Além de Nuno Costa, do Sul Informação, participa também no Festival em Brno Catarina Carvalho, diretora da Mensagem de Lisboa, media local que foi apoiado na primeira ronda de financiamento.

 

Clique aqui para conhecer o programa na totalidade.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub