UAlg abre três novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O valor da propina é de 609,24 euros (estudantes nacionais) e de 1500 euros (estudantes internacionais), podendo ser paga até ao máximo de 10 mensalidades

A Universidade do Algarve (UAlg) vai abrir, este ano, dois novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Gastronomia e Inovação Alimentar, Termalismo e Bem-Estar e Sistemas e Tecnologias de Informação.

As candidaturas online estão abertas até 12 de Agosto (primeira fase) e de 16 a 20 de Setembro (segunda fase).

Além das duas novas ofertas, em Gastronomia e Inovação Alimentar e em Termalismo e Bem-Estar, em Faro, a UAlg volta a apostar na abertura destes cursos no Campus de Portimão com o CTeSP em Sistemas e Tecnologias de Informação.

O novo curso em Gastronomia e Inovação Alimentar visa criar profissionais que sejam capazes de conceber, organizar e executar as atividades de preparação e confeção de alimentos e bebidas, acompanhando as tendências de evolução da tecnologia e design/criatividade ao nível da cozinha, pastelaria e gastronomia, respeitando os princípios da sazonalidade, sustentabilidade, nutrição e higiene e segurança alimentar.

Já o CTeSP em Termalismo e Bem-Estar pretende contribuir para a formação e capacitação de jovens na aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências em: técnicas termais, de massagem, estética e bem-estar, promoção de estilos de vida saudáveis, gestão de sinais e sintomas face aos tratamentos, higienização dos espaços e equipamentos, elaboração de registos, procedimentos e técnicas adequadas de primeiros socorros e espírito empreendedor nas respostas às necessidades das pessoas que frequentam estâncias termais e de SPA.

A Universidade do Algarve realça também a abertura do CTeSP em Sistemas e Tecnologias de Informação no Campus de Portimão, já no próximo ano letivo.

Este curso foca-se na recente evolução do setor das TIC em Portugal, onde o emprego tem vindo a crescer continuamente e os dados estatísticos indicam um aumento da procura de profissionais altamente qualificados nesta área já nos próximos anos. Visa criar profissionais com uma formação técnica de base nas áreas das tecnologias e sistemas de informação com uma forte componente na área da gestão e de business intelligence.

No dia 3 de Julho, às 10h30, e no dia 18, às 14h30, irão realizar-se webinars, através da plataforma zoom, sobre a forma de acesso aos CTeSP, com o objetivo de divulgar os cursos CTeSP da UAlg para o ano letivo 2024/2025.

A inscrição nos webinars é obrigatória e pode ser realizada aqui.

Um CTeSP é um ciclo de estudos que confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Tem a duração de dois anos letivos, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. O titular deste diploma poderá ingressar nos cursos de licenciatura da UAlg, através de concurso especial próprio, adquirindo o respetivo grau académico.

Podem candidatar-se a um CTeSP titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (por ex. curso profissional ou curso tecnológico); titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior e a candidatos que obtenham aprovação através dos maiores de 23 anos.

O valor da propina é de 609,24 euros (estudantes nacionais) e de 1500 euros (estudantes internacionais), podendo ser paga até ao máximo de 10 mensalidades.

Comentários

pub